As pesquisas no Ensino Fundamental I: dos princípios teóricos à ação intencional
Keywords:
pesquisa, Ensino, Aprendizagem, Ensino fundamental, Pedagogia histórico-críticaAbstract
O presente trabalho visa compartilhar a sistemática da organização pedagógica, desenvolvida como professora de séries iniciais em escola de educação básica no Distrito Federal. O objetivo proposto para o percurso que trilhamos cotidianamente é compreender como os processos pedagógicos presentes no contexto da sala de aula podem apoiar-se no uso de pesquisa como recurso incorporado na ação pedagógica sistemática e que vise alargar a capacidade de o estudante, com ajuda de seus pares, produzir conhecimento. Propor pesquisas como recurso pedagógico não é algo novo no cenário educacional, mas vamos situar a proposta a partir do referencial teórico da Pedagogia Histórico-crítica, não só por entender que ele é que norteia a ação docente dos professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal, mas por compreender o caráter crítico de sua proposição, que aponta para entender que a educação escolar é construída numa sociedade desigual e que cabe também a nós professores tencionar a estrutura vigente, com vistas à construção de homens e mulheres autônomas, solidárias e emancipadas.
Palavras-chave: Pesquisa. Ensino. Aprendizagem. Ensino fundamental. Pedagogia histórico-crítica.
Research in Elementary School I: from theoretical principles to intentional action
Abstract: The present work aims to share the systematics of the pedagogical organization, developed as a teacher of initial grades in a basic education school in the Federal District. The proposed objective for the path we follow on a daily basis is to understand how the pedagogical processes present in the context of the classroom can be supported by the use of research as a resource incorporated into systematic pedagogical action and aimed at expanding the student's capacity, with the help of their peers, produce knowledge. Proposing research as a pedagogical resource is not something new in the educational scenario, but we will situate the proposal based on the theoretical framework of Historical-Critical Pedagogy, not only because we understand that it guides the teaching action of teachers from the Federal District Department of Education , but by understanding the critical nature of his proposition, which points to understanding that school education is built in an unequal society and that it is also up to us teachers to tense the current structure, with a view to building autonomous, solidary and emancipated men and women.
Keywords: Research. Teaching. Learning. Elementary School. Historical-critical pedagogy.