Desafios da gestão democrática nas escolas de anos iniciais em Samambaia: Reflexões a partir dos relatos de gestores
Keywords:
Gestão Democrática, Educação Básica, Distrito FederalAbstract
O presente artigo trata da Política de Gestão Democrática nas escolas públicas de anos iniciais de Educação Básica da Região Administrativa de Samambaia, Distrito Federal (DF). Os objetivos do estudo visaram verificar, a partir da fala e percepção de oito gestores, como a Gestão Democrática acontece nesse contexto e como se dão, na prática, os principais mecanismos de participação preconizados na Lei nº 4751/2012, quais sejam, Conselhos Escolares, Assembleia Geral Escolar, Conselho de Classe e construção do Projeto Político Pedagógico. Para tanto foram realizadas entrevistas on-line com os profissionais que ocupam cargo de gestão em escolas de séries iniciais da referida Região Administrativa; posteriormente, os dados foram analisados a partir da técnica de análise de discurso. Os resultados apontam que, a percepção dos gestores corrobora com a ideia de que a Gestão Democrática no DF ainda encontra-se em fase implementação. Outrossim, alguns mecanismos de participação da comunidade escolar encontram-se mais institucionalizados do que outros, como por exemplo, os Conselhos de Classe que contam com uma baixa participação das famílias. Nesse sentido, este trabalho aponta para a necessidade de realização de novos estudos que visem investigar cada um dessas ferramentas de participação separadamente e como elas ocorrem na rede pública de educação do DF.
Palavras-chave: Gestão Democrática. Educação Básica. Distrito Federal.
Challenges of democratic management in early-year schools in Samambaia: Reflections from the reports of managers
Abstract: This article deals with the Democratic Management Policy in public schools in the early years of Basic Education in the Administrative Region of Samambaia, Distrito Federal (DF). The objectives of the study aimed to verify, from the speech and perception of eight managers, how Democratic Management takes place in this context and how, in practice, the main mechanisms of participation recommended in Law No. 4751/2012 occur, namely, School Councils , General School Assembly, Class Council and construction of the Political Pedagogical Project. For this purpose, online interviews were conducted with professionals who occupy management positions in early grade schools in the aforementioned Administrative Region; later, the data were analyzed using the discourse analysis technique. The results show that the perception of managers corroborates the idea that Democratic Management in the DF is still in the implementation phase. Also, some mechanisms of participation of the school community are more institutionalized than others, such as the Class Councils, which have a low participation of families. In this sense, this work points to the need for further studies that aim to investigate each of these participation tools separately and how they occur in the public education system in the DF.
Keywords: Democratic management. Basic education. Federal District.