Identificando práticas pedagógicas inclusivas na sala de aula

Autores

  • Amaralina Miranda de Souza

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas Inclusivas, Necessidades Educacionais Específicas

Resumo

Este artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa realizada no âmbito do Grupo de Pesquisa “Alfabetização: reflexões sobre a formação continuada de professores e resultados de aprendizagem‟, vinculado à Universidade de Brasília/UnB. A presente pesquisa objetivou identificar as práticas pedagógicas inclusivas em duas classes de Integração Inversa de alfabetização, em duas escolas da rede pública do Distrito Federal. A presença de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEEs) em turmas do ensino regular traz à escola novos desafios, principalmente no sentido de terem que se adequar para responder à diversidade de demandas educacionais de todos os seus alunos. A metodologia deste trabalho, de caráter qualitativo, utilizou como estratégias: a observação participante; a aplicação de questionário e a realização de entrevistas semiestruturadas com as professoras das duas salas (regular e de recursos multifuncionais), com os gestores das escolas, com os coordenadores das respectivas Regionais de Ensino, e com os pais. Também utilizamos a análise de documentos institucionais e dos registros da trajetória de aprendizagem dos estudantes com NEEs pesquisados. Os resultados parciais apontam para identificação de alguns elementos que podem ser caracterizados como indicadores de práticas pedagógicas inclusivas, tais como o planejamento flexível, o uso de materiais diversificados como apoio, a organização da sala de aula e o uso de estratégias pedagógicas diversificadas para favorecer o processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos. Eles apontam também para a necessidade de reorganização da escola, da formação continuada dos professores e da organização do trabalho pedagógico, visando o atendimento à diversidade das demandas educacionais de todos os alunos que devem ser sempre considerados especiais.

 

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Publicado

2015-12-31