Caseb e a Matemática: uma parceria de sucesso

  • Cristina de Jesus Teixeira PPGE/UnB e SEEDF

Resumo

Este trabalho descreve os projetos Matemática É Para Todos (MEPT) e o projeto Olimpíada de Matemática do CEF Caseb (Omcaseb), e algumas ações voltadas para a aprendizagem da Matemática que têm sido desenvolvidas pelo Centro de Ensino Fundamental Caseb desde 2014. De modo geral, os projetos e as ações têm como meta melhorar a qualidade da aprendizagem nessa disciplina. O MEPT, especificamente, tem como proposta promover a aprendizagem da Matemática na perspectiva da proposição de problemas por meio da colaboração entre os estudantes. Da mesma forma, o projeto Omcaseb tem por finalidade o desenvolvimento de habilidades matemáticas a partir de ações que democratizem a aprendizagem da Matemática numa perspectiva inclusiva e participativa. A melhora na aprendizagem dos estudantes em Matemática tem refletido no desempenho escolar. Uma das possíveis implicações em relação à melhoria na aprendizagem dos estudantes, como um todo, pode ser notada nas participações em olimpíadas de Matemática, chegando a 2019 com 53 estudantes com bons desempenhos entre as primeiras colocações em seus níveis e categorias. Outra contribuição observada está relacionada à melhoria do desempenho dos estudantes na avaliação em larga escala de 2019.


Palavras-chave: Aprendizagem da Matemática. Projetos. Resolução de problemas.


 

Publicado
Dez 5, 2020
##submission.howToCite##
TEIXEIRA, Cristina de Jesus. Caseb e a Matemática: uma parceria de sucesso. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 4, p. 17-26, dez. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/989>. Acesso em: 11 abr. 2021.