Os comportamentos em relação ao autocuidado e empatia dos estudantes da unidade curricular Projeto de Vida e dos professores das Unidades Escolares-Piloto do Novo Ensino Médio no Distrito Federal, durante a pandemia da Covid-19
Palavras-chave:
Projeto de Vida., Autocuidado., Empatia., Novo Ensino Médio.Resumo
O presente estudo tem como meta analisar o processo de implementação nas Unidades Escolares-Piloto da unidade curricular Projeto de Vida e do Novo Ensino Médio no Distrito Federal. Neste artigo, apresenta-se a investigação dos impactos do isolamento social ocasionados pela Covid-19 na vida dos professores e estudantes dessas Unidades Escolares-Piloto. Utilizou-se como metodologias a pesquisa documental, a aplicação e análise de questionários. Os resultados apontaram que, em sua maioria, os participantes da pesquisa adotaram práticas de autocuidado para manter sua saúde física, mental e emocional, além de demonstrar empatia no estreitamento das relações familiares e no respeito ao isolamento social. O estresse ocasionado pela pandemia da Covid-19 e pelas aulas mediadas por tecnologia também foi evidenciado neste estudo.
Behaviors in relation to self-care and empathy of students in the Life Project course unit and teachers of the New High School Pilot School Units in the Federal District, during the Covid-19 pandemic
Abstract: This study aims to analyze the implementation process in the Pilot School Units of the Life Project and New High School curricular unit in the Federal District. This article presents the investigation of the impacts of social isolation caused by Covid-19 on the lives of teachers and students in these Pilot School Units. Documentary research, application and analysis of questionnaires were used as methodologies. The results showed that, for the most part, the research participants adopted self-care practices to maintain their physical, mental and emotional health, in addition to demonstrating empathy in strengthening family relationships and respecting social isolation. The stress caused by the Covid-19 pandemic and technology-mediated classes was also evidenced in this study.
Keywords: Life Project. Self-care. Empathy. New High School.