Ludicidade: As possibilidades de uma prática bem sucedida na alfabetização

Autores

  • Magalis Bésser Dorneles Schneider

Palavras-chave:

Alfabetização, Ludicidade, Prática docente

Resumo

Este artigo tem como foco discutir a prática docente em uma classe de alfa¬betização e as contribuições que o emprego de atividades lúdicas pode oferecer para o aperfeiçoamento de processos de aprendizagem como a leitura e a escrita. A questão que norteia este estudo é: a prática docente lúdica promove a alfabetização e o letramento numa perspectiva emancipadora? Trata-se de um recorte de uma pesquisa etnográfica conduzida no âmbito do programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa no Distrito Federal, no qual se fazem reflexões sobre a formação continuada de Professores. Este programa, ainda em andamento, tem como objetivo problematizar os resul¬tados de aprendizagem, buscando investigar os elementos constituintes das práticas pedagógicas bem sucedidas nas classes de alfa¬betização das 14 Coordena- ções Regionais de Ensino do Distrito Federal. Como referencial teórico, foram utilizadas as perspectivas de autores que discutem a alfabetização, o letramento e a educação emancipadora. Com base nos resultados, conclui-se que a ludicidade contribui para uma prática bem sucedida na aprendizagem da leitura e da escrita, proporcionando uma leitura crítica e emancipadora na alfabetização.

 

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Publicado

2015-12-31