O Instagram® como ferramenta de educação e multiplicação do conhecimento em saúde bucal

  • Fabiana Maria Montandon FEPECS/ETESB
  • Luiz Guilherme Loivos
  • Camila Seabra Siqueira
  • Maiara Moraes Marinho Martins
  • Jeniffer Lorraine Feitosa
  • Daniela Maria de Holanda
  • Michel Mendes Seabra
  • Myckaela Santana SIlva
  • Raíssa Moreira Brandão

Resumo

O presente trabalho traz o relato de experiência da criação de um perfil em mídia social, realizado por estudantes do Curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB). A iniciativa teve como objetivo estimular a criação de textos e imagens relacionadas à saúde bucal de crianças, porém voltados para a informação e divulgação entre pais, cuidadores e professores da educação infantil, além de sensibilizar um número maior de pessoas, usuários da rede social Instagram®. A ação pedagógica fez parte de um projeto destinado a promover a formação de agentes multiplicadores em saúde bucal em uma escola de educação infantil do Distrito Federal. Ficou evidenciado o engajamento dos estudantes na criação de conteúdo uma vez que a familiaridade com a ferramenta e a interação com usuários da comunidade estimulava a curiosidade e a pesquisa por referências de qualidade. Embora não tenha sido aferido o alcance dos seguidores com o perfil criado, houve adequação da linguagem, de imagens e eficaz divulgação de informações relevantes para a comunidade, atingindo os objetivos educacionais propostos, transformando-os em protagonistas do próprio conhecimento.


Palavras-Chave: Educação em Saúde. Instagram®. Técnico em Saúde Bucal.

Publicado
Dez 4, 2020
##submission.howToCite##
MONTANDON, Fabiana Maria et al. O Instagram® como ferramenta de educação e multiplicação do conhecimento em saúde bucal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 4, p. 185-189, dez. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/954>. Acesso em: 11 abr. 2021.