As tecnologias como apoio ao 2º segmento da educação de jovens e adultos - EJA interventiva
Palavras-chave:
Apoio, EJA Interventiva, TecnologiasResumo
É fato que as tecnologias são instrumentos da nossa cultura, facilitam e permitem tarefas que outrora não eram possíveis, isso se dá em termos gerais e casos específicos, podendo otimizar diversos campos sociais, como o campo educacional e laboral; no entanto, as tecnologias não agem por si só, é fundamental a ação humana em prol de dado fim. Nessa perspectiva, é primordial compreender como as tecnologias podem ser incorporadas à prática pedagógica intencionada do professor para dar respostas às demandas educacionais e potenciais específicos dos aprendizes do 2º Segmento da Educação de Jovens e Adultos - EJA Interventiva do Distrito Federal. Tendo em consideração a problematização dos aspectos sociais que implicam na formação do jovem e adulto com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista – TEA. Por meio de um caminho metodológico que identificou as tecnologias utilizadas pelos professores e caracterizou como os aprendizes utilizam estas tecnologias de apoio ao seu acesso e à aprendizagem na prática social. O estudo se amparou em uma revisão crítica da literatura sobre a temática, discutida a partir da consideração da abordagem do estudo qualitativo. Os resultados apontaram que as tecnologias se constituíram em apoio para o processo de ensino e aprendizagem, a partir da superação do caráter instrumental da tecnologia e da ampliação da fluência tecnológica dos professores para promoção do letramento digital e viabilização de habilidades acadêmicas e tácitas requeridas no mundo do trabalho por meio de um planejamento intencional e de fato vivido, que pode ser um caminho promissor para a inclusão social e laboral deste grupo.
Palavras-chave: Apoio. Educação de Jovens e Adultos. Interventiva. Tecnologias.
Technologies as support for the 2nd segment of youth and adult education - interventional EJA
Abstract: It is a fact that technologies are instruments of our culture, they facilitate and allow tasks that were not possible before, this is in general terms and specific cases, and can optimize various social fields, such as the educational and labor fields; however, technologies do not act by themselves, human action is essential for a given purpose. From this perspective, it is essential to understand how technologies can be incorporated into the teacher's intended pedagogical practice in order to respond to the educational demands and specific potentials of learners in the 2nd Segment of Youth and Adult Education - EJA Interventiva do Distrito Federal. Taking into account the problematization of the social aspects involved in the formation of young people and adults with intellectual disabilities and Autism Spectrum Disorder – ASD. Through a methodological path that identified the technologies used by teachers and characterized how learners use these technologies to support their access and learning in social practice. The study was supported by a critical review of the literature on the subject, discussed from the consideration of the qualitative study approach. The results showed that technologies constituted support for the teaching and learning process, from overcoming the instrumental character of technology and expanding the technological fluency of teachers to promote digital literacy and enable academic and tacit skills required in the world of work through intentional planning and actually lived, which can be a promising path for the social and labor inclusion of this group.
Keywords: Support. Youth and Adult Education. Intervention. Technologies.