Aproximação entre os conhecimentos da cultura local na escola da comunidade de Capivari, Serro - MG
Palavras-chave:
Educação do Campo, Cultura local, EscolaResumo
A educação, por anos, vem sendo considerada como espaço relevante para transformação da sociedade, sendo algumas mudanças necessárias para a constituição do tecido social de base democrática, igualitária e inclusiva, principalmente do homem do campo. O presente artigo tem como propósito apresentar a discussão e análise feita do Projeto de Intervenção Pedagógica apresentada ao Programa de Especialização em Educação do Campo Práticas Pedagógicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, como requisito parcial à obtenção do título de Especialistaem Educação do Campo. Neste trabalho apresentamos sobre como vem sendo trabalhado a cultura local na Escola Municipal Desembargador Dário Lins da comunidade de Capivari em Serro - MG. O Projeto teve como proposta observar o modo como se promove a valorização e preservação da cultura local a partir da bagagem cultural dos alunos unindo aos conteúdos escolares, a fim integrar temas indisciplinares escolar com os conhecimentos tradicionais culturais locais existentes da na comunidade. A pesquisa se propõe o incentivo de um trabalho de regaste e valorização cultural durante sua formação nos anos iniciais do ensino fundamental, entendendo-se que é importante para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e culturais dos alunos, já que estas habilidades veem se perdendo na comunidade à medida que a maioria das familias está migrando para outras regiões (urbanas) à procura de trabalho e renda. Tal objetivo nos convidou a refletir sobre como trabalhar de forma crítica a conhecer e valorizar da cultura local tendo como princípio, o repertório que cada aluno traz.
Palavras chaves: Educação do Campo. Cultura local. Escola. Saberes locais.
Approximation between knowledge of local culture in the Capivari community school, Serro - MG
Abstract: Education, for years, has been considered a relevant space for the transformation of society, with some changes being necessary for the constitution of a democratic, egalitarian and inclusive social fabric, especially for rural people. This article aims to present the discussion and analysis of the Pedagogical Intervention Project presented to the Specialization Program in Field Education Pedagogical Practices of the Federal University of Vales do Jequitinhonha and Mucuri - UFVJM, as a partial requirement for obtaining the title of Specialist in Education from Camp. In this work, we present how the local culture has been working in the Municipal School Desembargador Dário Lins of the Capivari community in Serro - MG. The Project's proposal was to observe how the appreciation and preservation of local culture is promoted based on the students' cultural baggage, joining school contents, in order to integrate non-disciplinary school themes with the existing local cultural traditional knowledge in the community. The research proposes to encourage a work of cultural recovery and appreciation during their training in the early years of elementary school, understanding that it is important for the development of cognitive, social and cultural skills of students, as these skills are being lost in the community as most families are migrating to other (urban) regions in search of work and income. This objective invited us to reflect on how to work critically to know and value the local culture, having as a principle, the repertoire that each student brings.
Keywords: Rural Education. Local culture. School. Local knowledge.