Educação de jovens e adultos em tempos de crise do trabalho: o currículo integrado na EJA

  • Cícero Batista dos Santos Lima INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - CÂMPUS MORRINHOS
  • Reinaldo Araujo Gregoldo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - CÂMPUS MORRINHOS
  • Marco Antônio Carvalho INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - CÂMPUS MORRINHOS

Resumo

Os tempos sombrios em que está mergulhada a sociedade nos levam a pensar na fragilidade daqueles que mais precisam da educação profissional no Brasil. No cenário otimista o país possui cerca de 11 milhões de desempregados e, com a implantação do novo regime trabalhista (BRASIL, 2017), é possível que esse número aumente. Em tempos de egoísmo, em que o “velho” é descartável, queremos abrir espaço para pensar estes sujeitos que buscam as instituições educacionais para melhorar sua condição escolar e, por conseguinte, sua colocação no mundo do trabalho. Nesse sentido, este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica e documental em relação à proposta curricular para a Educação de Jovens e Adultos – EJA em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Região do entorno do Distrito Federal. A pesquisa de caráter exploratório adotou como metodologia a natureza bibliográfica e análise documental, utilizando procedimentos de leitura sistemática (MARCONI; LAKATOS, 2010) para ordenar o conjunto de dados, tendo em vista o objeto de estudo.


Palavras chaves: EJA. Currículo Integrado. Trabalho. Educação Profissional.


 

Publicado
Dez 5, 2020
##submission.howToCite##
LIMA, Cícero Batista dos Santos; GREGOLDO, Reinaldo Araujo; CARVALHO, Marco Antônio. Educação de jovens e adultos em tempos de crise do trabalho: o currículo integrado na EJA. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 4, p. 82-92, dez. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/887>. Acesso em: 02 mar. 2021.