Trilha de aprendizagem e metodologias ativas para formação de educadores

  • Learice Barreto Alencar Universidade Católica de Brasília
  • Raquel Machado Gomes Marques Universidade Católica de Brasília

Resumo

O processo de formação docente no Brasil caracteriza-se por muitas instituições formadoras, sem o devido rigor para suas implantações, com currículos acadêmicos e metodologias de ensino que não respondem às necessidades da escola. Face a este cenário, a formação docente mostra-se cada vez mais desafiadora, incipiente e com lacunas a serem preenchidas para que o docente seja capaz de promover a aprendizagem e todos os processos que a envolvem. Nesse contexto, este trabalho apresenta um relato de experiência de uma rede de ensino privada no Distrito Federal, que atende aos alunos de classe social C, priorizando a relação vantajosa de custo e benefício para os responsáveis. O relato desta experiência trata-se de um programa de educação continuada em formato de trilha de aprendizagem lógica e contínua, caracterizada pelo uso de metodologias ativas, com o objetivo de formar reflexivamente o educador quanto à compreensão de sua função social e dos atos de aprender, ensinar e avaliar, questões básicas para o exercício docente. 


Palavras-chave: Formação docente. Ensino e aprendizagem. Competências docentes. Metodologias ativas. Formaçãocontinuada.

Publicado
Dez 5, 2020
##submission.howToCite##
ALENCAR, Learice Barreto; MARQUES, Raquel Machado Gomes. Trilha de aprendizagem e metodologias ativas para formação de educadores. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 4, p. 27-35, dez. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/833>. Acesso em: 11 abr. 2021.