Educação Patrimonial: Perspectivas e ações no âmbito das Políticas Públicas da Secretaria de Educação do Distrito Federal

  • Rodrigo Capelle Suess Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Raquel Sá Rodrigues de Souza

Resumo

A educação patrimonial é uma dimensão da educação que se volta para a instrumentalização do processo de busca contínua do ser humano que se entende como inconcluso e quer ser mais, por meio de um processo intencional que visa a construção e apropriação de saberes que são considerados pelo coletivo como essenciais para a sua sobrevivência, identidade, história e memória. Como política pública em educação volta-se para a mobilização de recursos, energias e pessoas no desenvolvimento da educação e da cultura a serviço da diversidade cultural e do pertencimento dos sujeitos aos seus espaços de vida. Na SEEDF trata-se de uma política recente que se constrói por meio de normativas, orientações pedagógicas, eventos, ações, publicações, exposições, oficinas e projetos especiais. Possui diversos desafios e possibilidades teóricas e práticas tais como o fortalecimento das bases legais; reconstrução de seus principais documentos, por meio da gestão democrática-participativa; a construção da rede de educadores patrimoniais; a valorização da coordenação pedagógica como espaço de construção; o fortalecimento e expansão acompanhados por processos formativos e de autonomia intelectual dos professores; a valorização da escola como patrimônio e espaço da diversidade cultural; a valorização da história, cultura e referências das diferentes Regiões Administrativas, além do seu potencial para enfrentar problemas escolares como evasão, abandono, distorção idade-ano, violência e, por outro lado, favorecer o desenvolvimento do protagonismo juvenil e da cultura de paz nas escolas.


Palavras-chave: Diversidade cultural. Sobrevivência humana. Sentidos da educação. Educadores patrimoniais. Escola como patrimônio.

Publicado
Mar 31, 2020
##submission.howToCite##
SUESS, Rodrigo Capelle; SOUZA, Raquel Sá Rodrigues de. Educação Patrimonial: Perspectivas e ações no âmbito das Políticas Públicas da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 88-99, mar. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/805>. Acesso em: 25 maio 2020.