Educação Patrimonial: Perspectivas e ações no âmbito das Políticas Públicas da Secretaria de Educação do Distrito Federal
Palavras-chave:
Diversidade cultural, Sobrevivência humana, Sentidos da educação, Educadores patrimoniais, Escola como patrimônioResumo
A educação patrimonial é uma dimensão da educação que se volta para a instrumentalização do processo de busca contínua do ser humano que se entende como inconcluso e quer ser mais, por meio de um processo intencional que visa a construção e apropriação de saberes que são considerados pelo coletivo como essenciais para a sua sobrevivência, identidade, história e memória. Como política pública em educação volta-se para a mobilização de recursos, energias e pessoas no desenvolvimento da educação e da cultura a serviço da diversidade cultural e do pertencimento dos sujeitos aos seus espaços de vida. Na SEEDF trata-se de uma política recente que se constrói por meio de normativas, orientações pedagógicas, eventos, ações, publicações, exposições, oficinas e projetos especiais. Possui diversos desafios e possibilidades teóricas e práticas tais como o fortalecimento das bases legais; reconstrução de seus principais documentos, por meio da gestão democrática-participativa; a construção da rede de educadores patrimoniais; a valorização da coordenação pedagógica como espaço de construção; o fortalecimento e expansão acompanhados por processos formativos e de autonomia intelectual dos professores; a valorização da escola como patrimônio e espaço da diversidade cultural; a valorização da história, cultura e referências das diferentes Regiões Administrativas, além do seu potencial para enfrentar problemas escolares como evasão, abandono, distorção idade-ano, violência e, por outro lado, favorecer o desenvolvimento do protagonismo juvenil e da cultura de paz nas escolas.
Palavras-chave: Diversidade cultural. Sobrevivência humana. Sentidos da educação. Educadores patrimoniais. Escola como patrimônio.
Heritage Education: Perspectives and actions within the Public Policies of the Federal District Education Department
Abstract: Heritage education is a dimension of education that focuses on the instrumentalization of the process of continuous search for the human being who understands himself as unfinished and wants to be more, through an intentional process that aims at the construction and appropriation of knowledge that is considered by the collective as essential for its survival, identity, history and memory. As a public policy in education, it is aimed at mobilizing resources, energies and people in the development of education and culture at the service of cultural diversity and the belonging of subjects to their living spaces. At SEEDF, this is a recent policy that is built through regulations, pedagogical guidelines, events, actions, publications, exhibitions, workshops and special projects. It has several challenges and theoretical and practical possibilities such as strengthening the legal bases; reconstruction of its main documents, through democratic-participatory management; the construction of the heritage educators network; the enhancement of pedagogical coordination as a building space; strengthening and expansion accompanied by training processes and teachers' intellectual autonomy; the appreciation of the school as a heritage and space for cultural diversity; the appreciation of the history, culture and references of the different Administrative Regions, in addition to their potential to face school problems such as dropout, dropout, age-year distortion, violence and, on the other hand, favor the development of youth protagonism and a culture of peace in schools.
Keywords: Cultural diversity. Human survival. Meanings of education. Heritage educators. School as heritage.