Oficina de Educação Patrimonial em Brazlândia-DF: Memória, identidade e afeto em movimento

  • Juliana Rochet Wirth Chaibub Paulino Universidade de Brasília
  • Regina Coelly Fernandes Saraiva Universidade de Brasília
  • Simone Menezes da Rosa Secretaria de Estado de Educação

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo registrar a oficina Educação Patrimonial realizada na Escola Parque da Natureza de Brazlândia (EPNBraz), como parte das atividades do Programa de Extensão “Diálogos Universidade-Escola” da Faculdade UnB Planaltina (FUP/UnB).  O objetivo do Programa de Extensão é refletir, debater e experenciar a relação entre universidade-escola, numa perspectiva metodológica participativa e dialógica, a partir da parceria entre a Universidade de Brasília e a Escola Parque da Natureza de Brazlândia. A ação busca horizontalizar as interfaces entre os espaços oficiais de formação e as práticas aprendidas e desenvolvidas no viver cotidiano da docência mediante a aproximação entre teoria-prática e o diálogo de saberes. A oficina, que integrou o segundo Ciclo de Formação Continuada de Professores(as), realizado entre docentes de ambas as instituições, foi uma experiência profunda e enriquecedora ocorrida numa tarde chuvosa no mês de novembro de 2019, na sede da Escola. Ao longo deste relato, esperamos traduzir essa magia que percebemos naquele momento compartilhado com quinze professores e professoras, apresentando algumas estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas durante o encontro com foco na educação patrimonial.
    
Palavras-chave: Educação Patrimonial. Memória. Identidade.

Publicado
Mar 31, 2020
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PAULINO, Juliana Rochet Wirth Chaibub; SARAIVA, Regina Coelly Fernandes; ROSA, Simone Menezes da. Oficina de Educação Patrimonial em Brazlândia-DF: Memória, identidade e afeto em movimento. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 128-133, mar. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/804>. Acesso em: 25 maio 2020.