Oficina de Educação Patrimonial em Brazlândia-DF: Memória, identidade e afeto em movimento

Autores

  • Juliana Rochet Wirth Chaibub Paulino Universidade de Brasília
  • Regina Coelly Fernandes Saraiva Universidade de Brasília
  • Simone Menezes da Rosa Secretaria de Estado de Educação

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Memória, Identidade

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo registrar a oficina Educação Patrimonial realizada na Escola Parque da Natureza de Brazlândia (EPNBraz), como parte das atividades do Programa de Extensão “Diálogos Universidade-Escola‟ da Faculdade UnB Planaltina (FUP/UnB).  O objetivo do Programa de Extensão é refletir, debater e experenciar a relação entre universidade-escola, numa perspectiva metodológica participativa e dialógica, a partir da parceria entre a Universidade de Brasília e a Escola Parque da Natureza de Brazlândia. A ação busca horizontalizar as interfaces entre os espaços oficiais de formação e as práticas aprendidas e desenvolvidas no viver cotidiano da docência mediante a aproximação entre teoria-prática e o diálogo de saberes. A oficina, que integrou o segundo Ciclo de Formação Continuada de Professores(as), realizado entre docentes de ambas as instituições, foi uma experiência profunda e enriquecedora ocorrida numa tarde chuvosa no mês de novembro de 2019, na sede da Escola. Ao longo deste relato, esperamos traduzir essa magia que percebemos naquele momento compartilhado com quinze professores e professoras, apresentando algumas estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas durante o encontro com foco na educação patrimonial.
    
Palavras-chave: Educação Patrimonial. Memória. Identidade.

Heritage Education Workshop in Brazlândia-DF: Memory, identity and affection in movement

Abstract: This experience report aims to record the Heritage Education workshop held at the Parque da Natureza de Brazlândia School (EPNBraz), as part of the activities of the Extension Program “University-School Dialogues‟ at Faculdade UnB Planaltina (FUP/UnB). The objective of the Extension Program is to reflect, debate and experience the relationship between university and school, in a participative and dialogic methodological perspective, based on the partnership between the University of Brasília and the Escola Parque da Natureza de Brazlândia. The action seeks to horizontalize the interfaces between the official training spaces and the practices learned and developed in the daily life of teaching through the approximation between theory-practice and the dialogue of knowledge. The workshop, which was part of the second Cycle of Ongoing Teacher Training, held between teachers from both institutions, was a profound and enriching experience that took place on a rainy afternoon in November 2019, at the School's headquarters. Throughout this report, we hope to translate this magic that we realized at that time, shared with fifteen teachers, presenting some teaching-learning strategies used during the meeting with a focus on heritage education.

Keywords: Heritage Education. Memory. Identity.

Downloads

Publicado

2020-03-31