Proposta de Educação Patrimonial para estudantes de escola pública no Museu do Catetinho em Brasília-DF

Autores

  • Victor Hugo Vale Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, História de Brasília, Ensino de Geografia, Educação Ambiental

Resumo

O presente trabalho aborda uma iniciativa de atividade de Educação Patrimonial, realizada no espaço do Museu do Catetinho no Distrito Federal, espaço este que foi a primeira construção feita para o processo de transferência da capital do Brasil, do Rio de Janeiro para Brasília, e posteriormente foi tombado e alçado à categoria de museu. A educação patrimonial, segundo o Instituto de Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional, é um processo permanente e sistemático de trabalho educacional, centrado no Patrimônio Cultural, como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. A experiência aqui descrita levou estudantes de escola públicas de Brasília-DF a participar de um momento único, aqui sugerido por um trabalho de Educação Patrimonial, tanto analisando a história do Distrito Federal e os primórdios da construção da nova capital, como também de sensibilização ambiental junto ao patrimônio natural do Museu do Catetinho.

Palavras-chave: Educação Patrimonial; História de Brasília; Ensino de Geografia; Educação Ambiental

Heritage Education Proposal for Public School Students at the Catetinho Museum in Brasília-DF

Abstract: This article deals with an Initiative of Patrimonial Education activity, which takes place in the space of the Catetinho Museum in the Federal District, which was the first building made for the transfer of the capital of Brazil, from Rio de Janeiro to Brasilia, and later was dropped and elevated the category of the museum. Heritage education, according to the National Historical and Architectural Heritage Institute, is a permanent and systematic process of educational work centered on the Cultural Patrimony, as the primary source of knowledge and individual and collective enrichment. The experience described here leads the public school students from Brasília-DF to participate in a unique moment, here suggested by a Heritage Education work, both analyzing the history of the Federal District, the beginnings of the construction of the new capital, as well as environmental awareness with the natural heritage of the Catetinho Museum.

Keywords: Heritage Education; History of Brasilia; Teaching of Geography; Environmental education.

 

Downloads

Publicado

2020-03-31