A caixa patrimonial: Um projeto de Educação Patrimonial para escolas do Distrito Federal

Autores

  • Cláudia da Conceição Garcia Universidade de Brasília
  • Maria Paz Josetti Fuenzalida
  • Irina Alencar de Oliveira
  • Fábio Silva
  • Celso Lima

Palavras-chave:

Brasília, Cidadania, Desenho, Educação Patrimonial, Jogos educativos, Plano Piloto

Resumo

Considerando que o Conjunto Urbanístico de Brasília possui valor excepcional, como um sítio cultural e que deve ser protegido para o benefício da humanidade, a pesquisa objetiva questões sobre a importância de se preservar não somente o significado histórico, artístico e cultural implícito no desenho original de Lucio Costa, mas associar ao projeto de educação patrimonial do Distrito Federal as histórias das pré-existências da formação do DF, além das culturas que foram trazidas pelos candangos e incorporadas como saberes locais de suas 32 regiões administrativas. Desta maneira, objetiva fomentar as relações socioculturais entre essas regiões administrativas, além de buscar promover uma articulação entre a Universidade de Brasília/Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o IPHAN/DF/Nacional e as Secretariarias de Educação e de Cultura do Distrito Federal por meio de ensino e pesquisa, a partir de programas de colaboração técnica e de convênios. A pesquisa propõe a construção de material pedagógico que possa contribuir para a abordagem do tema “educação patrimonial‟ de maneira eficiente, lúdica e esclarecedora, a fim de sensibilizar as crianças nas primeiras fases de sua formação e, concomitantemente, situar a consciência de cidadania, implícita ao desenho da cidade. Além disso, permitir que os jovens adquiram as competências necessárias para promover a conservação dos bens patrimoniais e culturais e, assim, formem novas atitudes, com vistas a estabelecer um compromisso permanente ao exercício da cidadania e que inclua o entendimento da preservação da cidade para as gerações presentes e futuras, e assim desempenhem um papel decisivo na salvaguarda de suas cidades.

Palavras-chave: Brasília. Cidadania. Desenho. Distrito Federal. Educação Patrimonial. Jogos educativos.

The heritage box: A Heritage Education project for schools in the Federal District

Abstract: Considering that the Urban Development Complex of Brasília has exceptional value, as a cultural site and that must be protected for the benefit of humanity, the research aims at questions about the importance of preserving not only the historical, artistic and cultural meaning implicit in the original design of Lucio Costa, but associating to the heritage education project of the Federal District the stories of the pre-existence of the formation of the DF, in addition to the cultures that were brought by the candangos and incorporated as local knowledge from its 32 administrative regions. In this way, it aims to foster sociocultural relations between these administrative regions, in addition to seeking to promote a link between the University of Brasília/Faculty of Architecture and Urbanism, IPHAN/DF/National and the Departments of Education and Culture of the Federal District through teaching and research, from technical collaboration programs and agreements. The research proposes the construction of pedagogical material that can contribute to the approach of the theme "patrimony education" in an efficient, playful and enlightening way, in order to sensitize children in the early stages of their education and, at the same time, situate the awareness of citizenship, implicit in the design of the city. In addition, allowing young people to acquire the skills necessary to promote the conservation of heritage and cultural assets and thus form new attitudes, with a view to establishing a permanent commitment to the exercise of citizenship and including an understanding of the preservation of the city for the present and future generations, and thus play a decisive role in safeguarding their cities.

Keywords: Brasilia. Citizenship. Design. Federal District. Heritage Education. Educational games.

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Publicado

2020-03-31