A caixa patrimonial: Um projeto de Educação Patrimonial para escolas do Distrito Federal

  • Cláudia da Conceição Garcia Universidade de Brasília
  • Maria Paz Josetti Fuenzalida
  • Irina Alencar de Oliveira
  • Fábio Silva
  • Celso Lima

Resumo

Considerando que o Conjunto Urbanístico de Brasília possui valor excepcional, como um sítio cultural e que deve ser protegido para o benefício da humanidade, a pesquisa objetiva questões sobre a importância de se preservar não somente o significado histórico, artístico e cultural implícito no desenho original de Lucio Costa, mas associar ao projeto de educação patrimonial do Distrito Federal as histórias das pré-existências da formação do DF, além das culturas que foram trazidas pelos candangos e incorporadas como saberes locais de suas 32 regiões administrativas. Desta maneira, objetiva fomentar as relações socioculturais entre essas regiões administrativas, além de buscar promover uma articulação entre a Universidade de Brasília/Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o IPHAN/DF/Nacional e as Secretariarias de Educação e de Cultura do Distrito Federal por meio de ensino e pesquisa, a partir de programas de colaboração técnica e de convênios. A pesquisa propõe a construção de material pedagógico que possa contribuir para a abordagem do tema “educação patrimonial” de maneira eficiente, lúdica e esclarecedora, a fim de sensibilizar as crianças nas primeiras fases de sua formação e, concomitantemente, situar a consciência de cidadania, implícita ao desenho da cidade. Além disso, permitir que os jovens adquiram as competências necessárias para promover a conservação dos bens patrimoniais e culturais e, assim, formem novas atitudes, com vistas a estabelecer um compromisso permanente ao exercício da cidadania e que inclua o entendimento da preservação da cidade para as gerações presentes e futuras, e assim desempenhem um papel decisivo na salvaguarda de suas cidades.

Palavras-chave: Brasília. Cidadania. Desenho. Distrito Federal. Educação Patrimonial. Jogos educativos.

Publicado
Mar 31, 2020
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GARCIA, Cláudia da Conceição et al. A caixa patrimonial: Um projeto de Educação Patrimonial para escolas do Distrito Federal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 100-112, mar. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/793>. Acesso em: 25 maio 2020.