Traçados da arte-educação nas escolas-parque de Brasília: Escrevendo uma história na Capital
Palavras-chave:
Escolas-parque, Arte-educação, BrasíliaResumo
O trabalho tem por objetivo (re)conhecer os traçados das práticas pedagógicas que transpassam a arte-educação nas escolas-parque de Brasília. A abordagem metodológica empregada foi uma revisão sistemática da literatura na qual foram analisadas teses, dissertações, livros e capítulos de livros entre os anos de 1960 e 2018. Essa revisão fundamentou-se na sequência de seis passos de pesquisa sugerida por Soni e Kodali (2011). Nessa direção, alcançamos 14 produções científicas. Para auxiliar na compreensão dos estudos e na consolidação dos eixos de análise, aportamo-nos em textos do educador Anísio Teixeira (1959; 1961). Os resultados sugerem que as práticas pedagógicas em arte nas escolas-parque de Brasília teceram representações educacionais, culturais e identitárias para a Capital. Além disso, puseram-se como rotas de autoexpressão, liberdade e resistência.
Palavras-chave: Escolas-parque. Arte-educação. Brasília.
Tracings of art education in Brasilia park schools: Writing a history in the Capital
Abstract: The work aims to (re)know the outlines of the pedagogical practices that permeate art education in Brasília's park schools. The methodological approach used was a systematic literature review in which theses, dissertations, books and book chapters were analyzed between the years 1960 and 2018. This review was based on the sequence of six research steps suggested by Soni and Kodali (2011 ). In this direction, we reached 14 scientific productions. To help understand the studies and consolidate the axes of analysis, we draw on texts by educator Anísio Teixeira (1959; 1961). The results suggest that the pedagogical practices in art in Brasília's park schools wove educational, cultural and identity representations for the Capital. Furthermore, they set themselves up as routes of self-expression, freedom and resistance.
Keywords: Park Schools. Art education. Brasilia.