Traçados da arte-educação nas escolas-parque de Brasília: Escrevendo uma história na Capital

Autores

Palavras-chave:

Escolas-parque, Arte-educação, Brasília

Resumo

O trabalho tem por objetivo (re)conhecer os traçados das práticas pedagógicas que transpassam a arte-educação nas escolas-parque de Brasília. A abordagem metodológica empregada foi uma revisão sistemática da literatura na qual foram analisadas teses, dissertações, livros e capítulos de livros entre os anos de 1960 e 2018. Essa revisão fundamentou-se na sequência de seis passos de pesquisa sugerida por Soni e Kodali (2011). Nessa direção, alcançamos 14 produções científicas. Para auxiliar na compreensão dos estudos e na consolidação dos eixos de análise, aportamo-nos em textos do educador Anísio Teixeira (1959; 1961). Os resultados sugerem que as práticas pedagógicas em arte nas escolas-parque de Brasília teceram representações educacionais, culturais e identitárias para a Capital. Além disso, puseram-se como rotas de autoexpressão, liberdade e resistência.

Palavras-chave: Escolas-parque. Arte-educação. Brasília.

Tracings of art education in Brasilia park schools: Writing a history in the Capital

Abstract: The work aims to (re)know the outlines of the pedagogical practices that permeate art education in Brasília's park schools. The methodological approach used was a systematic literature review in which theses, dissertations, books and book chapters were analyzed between the years 1960 and 2018. This review was based on the sequence of six research steps suggested by Soni and Kodali (2011 ). In this direction, we reached 14 scientific productions. To help understand the studies and consolidate the axes of analysis, we draw on texts by educator Anísio Teixeira (1959; 1961). The results suggest that the pedagogical practices in art in Brasília's park schools wove educational, cultural and identity representations for the Capital. Furthermore, they set themselves up as routes of self-expression, freedom and resistance.

Keywords: Park Schools. Art education. Brasilia.

Biografia do Autor

Rafaella Lira Silva dos Santos de Vasconcelos, SEEDF

Arte-educadora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Feral. Mestre em Educação e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília pela Linha de Estudos Comparados em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Imagem - UnB.

Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Brasília

Professora titular da Universidade de Brasília - UnB. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação da UnB, na Linha de Pesquisa Estudos Comparados em Educação. Líder do Imagem: Grupo de pesquisa sobre corpo e educação.      

Downloads

Publicado

2020-03-31