Projeto Territórios Culturais: Educação Patrimonial e Museal no Distrito Federal

  • Vanessa Nascimento Freitas Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Luís Fernando Celestino da Costa Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discorrer sobre a contribuição do Projeto Territórios Culturais na construção e consolidação de uma perspectiva de educação museal e patrimonial que busca desenvolver uma compreensão integrada do patrimônio cultural material e imaterial, em suas múltiplas e complexas relações, incentivando a cooperação entre escola e comunidade, com vistas à construção de uma sociedade fundada em princípios democráticos e participativos, fortalecendo a cidadania, a autodeterminação dos povos e a solidariedade como fundamentos para o futuro sustentável da humanidade. Alcançar esse objetivo envolve uma reflexão sobre as três principais dimensões da educação patrimonial: memória, identidade e pertencimento. Também é possível identificar alguns elementos comuns e permeáveis entre as formas de pensar e construir processos educativos a partir da educação museal. Assim, buscamos promover o primeiro momento de discussão a partir de uma leitura sobre educação museal e educação patrimonial para que, no segundo momento, fosse possível relacionar tais conceitos com a proposta do Projeto Territórios Culturais, amparados basilarmente pelas concepções do patrimônio cultural. O projeto oferece uma dimensão pedagógica alternativa que amplia as possibilidades de ensino e aprendizagem em espaços simbólicos do Distrito Federal. Seus resultados indicam a necessidade de ampliação para novos equipamentos culturais. Assim, compreende-se que o projeto  remete ao potencial inovador e dinâmico que os espaços fora de sala de aula podem propiciar na vida dos estudantes, promovendo um olhar crítico, de engajamento e transformador da sociedade.


Palavras-Chave: Educação Patrimonial. Educação Museal. Projeto Territórios Culturais.

Publicado
Mar 31, 2020
##submission.howToCite##
FREITAS, Vanessa Nascimento; COSTA, Luís Fernando Celestino da. Projeto Territórios Culturais: Educação Patrimonial e Museal no Distrito Federal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 36-44, mar. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/791>. Acesso em: 25 maio 2020.