Projeto Territórios Culturais: Educação Patrimonial e Museal no Distrito Federal

Autores

  • Vanessa Nascimento Freitas Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Luís Fernando Celestino da Costa Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Educação Museal, Projeto Territórios Culturais

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discorrer sobre a contribuição do Projeto Territórios Culturais na construção e consolidação de uma perspectiva de educação museal e patrimonial que busca desenvolver uma compreensão integrada do patrimônio cultural material e imaterial, em suas múltiplas e complexas relações, incentivando a cooperação entre escola e comunidade, com vistas à construção de uma sociedade fundada em princípios democráticos e participativos, fortalecendo a cidadania, a autodeterminação dos povos e a solidariedade como fundamentos para o futuro sustentável da humanidade. Alcançar esse objetivo envolve uma reflexão sobre as três principais dimensões da educação patrimonial: memória, identidade e pertencimento. Também é possível identificar alguns elementos comuns e permeáveis entre as formas de pensar e construir processos educativos a partir da educação museal. Assim, buscamos promover o primeiro momento de discussão a partir de uma leitura sobre educação museal e educação patrimonial para que, no segundo momento, fosse possível relacionar tais conceitos com a proposta do Projeto Territórios Culturais, amparados basilarmente pelas concepções do patrimônio cultural. O projeto oferece uma dimensão pedagógica alternativa que amplia as possibilidades de ensino e aprendizagem em espaços simbólicos do Distrito Federal. Seus resultados indicam a necessidade de ampliação para novos equipamentos culturais. Assim, compreende-se que o projeto  remete ao potencial inovador e dinâmico que os espaços fora de sala de aula podem propiciar na vida dos estudantes, promovendo um olhar crítico, de engajamento e transformador da sociedade.

Palavras-Chave: Educação Patrimonial. Educação Museal. Projeto Territórios Culturais.

Cultural Territories Project: Heritage and Museum Education in the Federal District

Abstract: This article aims to discuss the contribution of the Cultural Territories Project in the construction and consolidation of a perspective of museum and heritage education that seeks to develop an integrated understanding of material and immaterial cultural heritage, in its multiple and complex relationships, encouraging cooperation between school and community, with a view to building a society based on democratic and participatory principles, strengthening citizenship, peoples' self-determination and solidarity as foundations for the sustainable future of humanity. Achieving this objective involves a reflection on the three main dimensions of heritage education: memory, identity and belonging. It is also possible to identify some common and permeable elements between the ways of thinking and building educational processes based on museum education. Thus, we seek to promote the first moment of discussion from a reading on museum education and heritage education so that, in the second moment, it would be possible to relate these concepts with the proposal of the Cultural Territories Project, supported fundamentally by the concepts of cultural heritage. The project offers an alternative pedagogical dimension that expands teaching and learning possibilities in symbolic spaces in the Federal District. Their results indicate the need for expansion to new cultural facilities. Thus, it is understood that the project refers to the innovative and dynamic potential that spaces outside the classroom can provide in the lives of students, promoting a critical, engaging and transforming view of society.

Keywords: Heritage Education. Museum Education. Cultural Territories Project.

Biografia do Autor

Vanessa Nascimento Freitas, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Graduada (Licenciatura e Bacharelado) em Artes Plásticas pela UnB (2009/2010), mestre em Artes (poéticas contemporâneas) pela Universidade de Brasília, UnB (2013), e doutora em Museologia pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Patrimônio da Universidade do Porto, em Portugal (2018). Professora de Artes Visuais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1149607631309066. Contato: nasfre.vanessa@gmail.com.

Luís Fernando Celestino da Costa, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília - UnB (2011), especialista em Gestão Pública e Sociedade com Ênfase em Economia Solidária pela Universidade Federal do Tocantins (2012), mestre em Educação na linha de pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB (2018). Professor de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5841442038327287. Contato: luisinho85@gmail.com.

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Publicado

2020-03-31