Caminhos para a construção de uma política de integração curricular da educação profissional com a EJA: A experiência do Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis no âmbito da SEEDF

Autores

  • Antônio Biancho Filho
  • Giovanna Amaral da Silveira
  • Newton Carmo Oliveira

Palavras-chave:

Educação Profissional, Currículo Integrado, Mundo do Trabalho, Ampliação da Oferta Integrada, Construção Coletiva

Resumo

Este artigo resulta da observação da construção do Curso Técnico em Controle Ambiental Integrado a Educação Profissional no Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis (CED Irmã Maria Regina), da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal-DF, localizado em Brazlândia-DF, a qual oferta a Educação de Jovens e Adultos-EJA. Seu objetivo principal é relatar a construção e a implantação da oferta do Currículo Integrado da Educação Profissional a Educação de Jovens e Adultos. O processo apresentado está fundamentado em documentos que norteiam a Educação Profissional e parte da Educação Básica tais como: a Resolução nº 6 do Conselho Federal de Educação, a Resolução nº1 do Conselho de Educação do Distrito Federal, as Orientações Pedagógicas da Integração da Educação Profissional com o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos e o Regimento Escolar da SEEDF, como subsídios na construção do Currículo Integrado em implantação no Distrito Federal. O resultado deste trabalho visa demonstrar que a legislação básica dispõe sobre a oferta integrada e a articulação de conhecimentos teórico-práticos, com a finalidade de possibilitar ao sujeito da EJA uma atuação autônoma no mundo do trabalho, assim como nas demais práticas sociais. Além disso, esta pesquisa busca compreender as especificidades da integração curricular e o papel dos atores envolvidos, bem como auxiliar em outras possíveis adesões para a ampliação dessa forma de oferta.

 

 

 

Downloads

Publicado

2016-11-18