Preservação do Patrimônio Cultural do Distrito Federal: Uma abordagem sócio-educativa do processo de conservação e restauro de esculturas em espaço público

  • Mariah Boelsums Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria de Fátima Medeiros de Souza Universidade de Brasília

Resumo

A preservação do patrimônio cultural depende da participação ativa da sociedade, de planejamento técnico e da implantação de políticas públicas. O projeto de conservação e restauro realizado nas esculturas representando Israel Pinheiro e Tiradentes, localizadas na Praça dos Três Poderes, Plano Piloto de Brasília/Distrito Federal (DF), foi desenvolvido com o objetivo de possibilitar a permanência dos referidos bens para futuras gerações. Os procedimentos de conservação e restauro foram executados in loco, permitindo a observação/participação do público transeunte. Além disso, aconteceram oito ações de educação patrimonial envolvendo turmas do ensino médio e fundamental de escolas públicas do DF. Essas ações eram previamente agendadas e tinham o objetivo principal de promover a aproximação dos discentes com a preservação do patrimônio cultural.


Palavras-chave: Patrimônio Cultural. Arte Pública. Educação Patrimonial.

Publicado
Mar 31, 2020
##submission.howToCite##
BOELSUMS, Mariah; DE SOUZA, Maria de Fátima Medeiros. Preservação do Patrimônio Cultural do Distrito Federal: Uma abordagem sócio-educativa do processo de conservação e restauro de esculturas em espaço público. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 28-35, mar. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/775>. Acesso em: 25 maio 2020.