Preservação do Patrimônio Cultural do Distrito Federal: Uma abordagem sócio-educativa do processo de conservação e restauro de esculturas em espaço público
Palavras-chave:
Patrimônio Cultural, Arte Pública, Educação PatrimonialResumo
A preservação do patrimônio cultural depende da participação ativa da sociedade, de planejamento técnico e da implantação de políticas públicas. O projeto de conservação e restauro realizado nas esculturas representando Israel Pinheiro e Tiradentes, localizadas na Praça dos Três Poderes, Plano Piloto de Brasília/Distrito Federal (DF), foi desenvolvido com o objetivo de possibilitar a permanência dos referidos bens para futuras gerações. Os procedimentos de conservação e restauro foram executados in loco, permitindo a observação/participação do público transeunte. Além disso, aconteceram oito ações de educação patrimonial envolvendo turmas do ensino médio e fundamental de escolas públicas do DF. Essas ações eram previamente agendadas e tinham o objetivo principal de promover a aproximação dos discentes com a preservação do patrimônio cultural.
Palavras-chave: Patrimônio Cultural. Arte Pública. Educação Patrimonial.
Preservation of the Cultural Heritage of the Federal District: A socio-educational approach to the process of conservation and restoration of sculptures in public spaces
Abstract: The preservation of cultural heritage depends on the active participation of society, technical planning and the implementation of public policies. The conservation and restoration project carried out on the sculptures representing Israel Pinheiro and Tiradentes, located at Praça dos Três Poderes, Pilot Plan of Brasília/Federal District (DF), was developed with the objective of allowing the permanence of these properties for future generations. The conservation and restoration procedures were carried out in loco, allowing the observation/participation of the passing public. In addition, there were eight heritage education actions involving high school and elementary school classes from public schools in the Federal District. These actions were previously scheduled and had the main objective of bringing students closer to the preservation of cultural heritage.
Keywords: Cultural Heritage. Public Art. Heritage Education.