Preservação do Patrimônio Cultural do Distrito Federal: Uma abordagem sócio-educativa do processo de conservação e restauro de esculturas em espaço público

Autores

  • Mariah Boelsums Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria de Fátima Medeiros de Souza Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Arte Pública, Educação Patrimonial

Resumo

A preservação do patrimônio cultural depende da participação ativa da sociedade, de planejamento técnico e da implantação de políticas públicas. O projeto de conservação e restauro realizado nas esculturas representando Israel Pinheiro e Tiradentes, localizadas na Praça dos Três Poderes, Plano Piloto de Brasília/Distrito Federal (DF), foi desenvolvido com o objetivo de possibilitar a permanência dos referidos bens para futuras gerações. Os procedimentos de conservação e restauro foram executados in loco, permitindo a observação/participação do público transeunte. Além disso, aconteceram oito ações de educação patrimonial envolvendo turmas do ensino médio e fundamental de escolas públicas do DF. Essas ações eram previamente agendadas e tinham o objetivo principal de promover a aproximação dos discentes com a preservação do patrimônio cultural.

Palavras-chave: Patrimônio Cultural. Arte Pública. Educação Patrimonial.

Preservation of the Cultural Heritage of the Federal District: A socio-educational approach to the process of conservation and restoration of sculptures in public spaces

Abstract: The preservation of cultural heritage depends on the active participation of society, technical planning and the implementation of public policies. The conservation and restoration project carried out on the sculptures representing Israel Pinheiro and Tiradentes, located at Praça dos Três Poderes, Pilot Plan of Brasília/Federal District (DF), was developed with the objective of allowing the permanence of these properties for future generations. The conservation and restoration procedures were carried out in loco, allowing the observation/participation of the passing public. In addition, there were eight heritage education actions involving high school and elementary school classes from public schools in the Federal District. These actions were previously scheduled and had the main objective of bringing students closer to the preservation of cultural heritage.

Keywords: Cultural Heritage. Public Art. Heritage Education.

Biografia do Autor

Mariah Boelsums, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e mestre em Patrimônio Cultural pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Analista de atividades culturais em conservação e restauro da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7462648396891212. Contato: mariah-boelsums@hotmail.com

Maria de Fátima Medeiros de Souza, Universidade de Brasília

Graduada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (2009), mestre em Ciência da Informação (Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia) pela Universidade de Brasília (2016) e doutoranda em Teoria e História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4971554987953486. Contato: fatima.souza@cultura.df.gov.br

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Publicado

2020-03-31