Corpo e concreto: Notas sobre o cotidiano ‘arquitetônico’ das escolas-parque de Brasília
Palavras-chave:
Escolas-parque, Educação, Educação FísicaResumo
As escolas-parque ocuparam lugar de destaque no Plano de Construções Escolares de Brasília, idealizado por Anísio Teixeira. Apresentam elementos arquitetônicos, históricos e filosóficos com aspectos arrojados, sugerindo uma educação integral e com uma intencionalidade sobre educação do corpo, além de um entusiasmo para com a infância. Com base nesses aspectos esse texto tem por identificar e analisar aspectos do cotidiano das aulas de educação física vivenciadas pelas crianças das cinco escolas-parques de Brasília. Evidenciamos que os cotidianos e as aulas de educação física pautaram-se por respeitar as particularidades da cultura infantil. Dessa forma, concluímos que a proposta pedagógica das escolas-parque e os projetos arquitetônicos diferenciados proporcionam elementos para uma educação integral.
Palavras-chave: Escolas-parque. Educação Física. Educação do corpo.
Body and Concrete: Notes on the 'Architectural' Daily Life of Brasília's Park Schools
Abstract: Park schools occupied a prominent place in the Brasília School Construction Plan, conceived by Anísio Teixeira. They present architectural, historical and philosophical elements with bold aspects, suggesting a comprehensive education with an intention to educate the body, in addition to an enthusiasm for childhood. Based on these aspects, this text aims to identify and analyze aspects of the daily life of physical education classes experienced by children from five park schools in Brasília. We evidence that daily life and physical education classes were guided by respecting the particularities of children's culture. Thus, we conclude that the pedagogical proposal of the park schools and the differentiated architectural projects provide elements for an integral education.
Keywords: Park Schools. PE. Education of the body.