Brasília como Cidade Educadora: Análise das falas de estudantes sobre obras arquitetônicas brasilienses em uma proposta de ensino da reflexão da luz

Autores

  • Jair Lúcio Prados Ribeiro Instituto Federal de Brasília
  • Gerson Souza Mól Instituto de Química - Universidade de Brasília
  • Rhaisa Naiade Pael Farias

Palavras-chave:

Ensino de Óptica, Maquete, Visita de Campo, Arquitetura, Brasília

Resumo

Cidade Educadora é aquela onde as possibilidades de aprendizagem no seu espaço urbano podem ser aproveitadas, tornando esse espaço um laboratório de investigação e um espaço de aprendizagem privilegiado, em especial as estruturas arquitetônicas nele presentes. A partir desse conceito, desenvolvemos um projeto para ensino do tema da reflexão luminosa no Ensino Médio a partir de três estruturas arquitetônicas brasilienses (Setor Bancário Sul, Palácio do Itamaraty e Procuradoria Geral da República) voltado a que os estudantes estabelecessem novas leituras sobre a cidade. A metodologia de pesquisa, conduzida com dez estudantes de uma escola da rede particular do Plano Piloto, foi dividida em duas etapas: visita de campo aos sítios arquitetônicos e atividades experimentais usando maquetes dos mesmos. A análise das transcrições das falas dos estudantes se deu de forma qualitativa a partir de subcategorias criadas a priori sobre o conceito de Cidade Educadora. A análise revelou que os estudantes acreditam que o projeto mudou algumas das suas percepções sobre a cidade, destacando em especial o estabelecimento de relações mais firmes entre as teorias científicas e os objetos arquitetônicos e também sobre a importância do planejamento em Arquitetura e Urbanismo para que efeitos ópticos específicos sejam alcançados.

Palavras-Chave: Ensino de Óptica Geométrica. Maquetes. Visitas de Campo. Arquitetura. Brasília

Brasília as an Educating City: Analysis of the speeches of students about architectural works from Brasilia in a teaching proposal on the reflection of light

Abstract: Educating City is the one where learning possibilities in its urban space can be taken advantage of, making this space a research laboratory and a privileged learning space, especially the architectural structures present in it. Based on this concept, we developed a project to teach the theme of light reflection in High School from three architectural structures in Brasilia (South Banking Sector, Itamaraty Palace and Attorney General's Office) aimed at helping students to establish new readings about the city . The research methodology, conducted with ten students from a private school in Plano Piloto, was divided into two stages: field visits to the architectural sites and experimental activities using models of the same. The analysis of transcripts of the students' speeches was carried out in a qualitative way, based on subcategories created a priori on the concept of Educating City. The analysis revealed that the students believe that the project has changed some of their perceptions about the city, highlighting in particular the establishment of stronger relationships between scientific theories and architectural objects and also about the importance of planning in Architecture and Urbanism for what effects specific optics are achieved.

Keywords: Teaching Geometrical Optics. Mockups. Field visits. Architecture. Brasilia

Biografia do Autor

Gerson Souza Mól, Instituto de Química - Universidade de Brasília

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa, com Doutorado e Pós-Doutorado em Ensino de Química. Professor da Universidade de Brasília. Orientador dos programas de pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) e em Educação em Ciências (PPGEduC) da UnB e da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. Autor e coordenador do livro Química Cidadã, parecerista de revistas cientificas, assessor da Capes, do CNPq e agências estaduais de financiamento. Pesquisa na área de inclusão, com foco no Ensino de Química a Alunos com Deficiência Visual. Presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ).

Rhaisa Naiade Pael Farias

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Brasília (2020), bolsista CAPES, realizou estágio de Doutorado Sanduíche no Exterior com subsídio da CAPES na Queensland University of Technology (2019). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Brasília (2015). Possui pós-graduação lato sensu em Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012) e graduação em Pedagogia Licenciatura - Habilitação em Educação Infantil pela mesma universidade (2007).

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Publicado

2020-03-31