Reflexões sobre a organização escolar em ciclos para as aprendizagens

Autores

  • Alisson Moura Chagas Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Thamara Maria de Souza Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Valdivina Alves Ferreira Universidade Católica de Brasília (UCB)

Palavras-chave:

Legislação educacional, Política pública, Ciclos para as aprendizagens

Resumo

Este artigo busca contribuir para o debate sobre a política pública dos Ciclos para as Aprendizagens na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. A forma de organização da educação brasileira é temática hodierna, sobretudo, aquela que tenta romper com os modelos tradicionais de organização da escolaridade no ensino fundamental. A Secretaria de Educação do Distrito Federal lançou mão dos Ciclos para as Aprendizagens com o intuito de transformar a realidade escolar que majoritariamente é marcada pela exclusão e seleção dos estudantes no processo educacional. É um estudo bibliográfico e documental. O texto está fundamentado nos seguintes autores: Carneiro (2015), Libâneo (2004), Libâneo; Oliveira; Toschi (2012), Ribeiro (2016), Mainardes (2007) e (2009), entre outros autores e documentos que referenciam a temática de organização escolar.

Palavras-chave: Legislação educacional. Política pública. Ciclos para as aprendizagens.

Reflections on school organization in cycles for learning

Abstract: This article seeks to contribute to the debate on the public policy Learning Cycles in the Public Education of the Federal District. The form of organization of Brazilian education is a current theme, above all, one that tries to break with the traditional models of organization of schooling in elementary school. The Public Education of the Federal District uses the Learning Cycles in order to transform the school reality that is mostly marked by the exclusion and selection of students in the educational process. It is a bibliographic and documentary study. The text is based on the following authors: Carneiro (2015), Libâneo (2004), Libâneo; Oliveira; Toschi (2012), Ribeiro (2016), Mainardes (2007) and (2009), among other authors and documents that reference the theme of school organization.

Keywords: Educational legislation. Public policy. Learning cycle.

Biografia do Autor

Alisson Moura Chagas, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Mestrando em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduado em Letras Pela Faculdade da Terra de Brasília (FTB) e Pedagogia pelo Instituto de Educação Superior de Samambaia (IESA). Especialista em Orientação e gestão Educacional, Docência do Ensino Superior, Docência da Língua Inglesa e Educação a Distância. Membro do grupo de pesquisa Políticas Públicas Educacionais no âmbito da educação básica, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) . Experiência como coordenador nos cursos de letras e pedagogia (2014 ? 2017). Experiência como professor de educação básica: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos EJA . Experiência na educação superior: professor nos cursos de licenciaturas em letras e pedagogia e em especializações lato sensu. Possui também experiência como tutor na Universidade de Brasília (UnB) e Instituto Federal de Brasília (IFB).

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Publicado

2021-11-23