Realidade virtual e aumentada: Uma metodologia ativa a ser utilizada na Educação

Autores

  • Paulo de Sá Filho UnB; SENAI Goiás
  • Raqueline da Silva Dias SESI Minaçu/Goiás

Palavras-chave:

Realidade Virtual e Aumentada, Linguagens Formais, Processo de Ensino-Aprendizagem

Resumo

Nos últimos anos tem ocorrido o aumento no uso das novas tecnologias pelos indivíduos. Esse processo tem se espalhado nos mais diversos setores da sociedade, nas mais diversas realidades. Assim, esse fenômeno não é diferente na Educação, ao observarmos, por exemplo, a realidade virtual e aumentada, percebemos que ela se encontra em franca expansão no ambiente escolar, possibilitando ao aluno descobrir, explorar e construir seu próprio conhecimento. Este artigo discute o uso da realidade virtual e aumentada na educação presencial ou a distância. Aborda-se a interação do aluno com interfaces simples, de fácil compreensão e uso, possibilitando que ele manipule objetos que serão estudados em 3D. Com isso, facilita seu estudo por simular uma realidade específica. Os resultados mostram que uso de realidade virtual e aumentada no processo de ensino-aprendizagem é viável por possibilitar simular situações reais e com isso conduzir os estudantes a uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Realidade Virtual e Aumentada. Linguagens Formais. Processo de Ensino-Aprendizagem.

 

Abstract: In recent years there has been an increase in the use of new technologies by individuals. This process has spread in the most diverse sectors of society, as well as in the most diverse realities. Thus, this phenomenon is no different in Education, when looking at, for example, virtual and augmented reality is expanding rapidly in the school environment, enabling students to discover, explore and build their own knowledge. This article discusses the use of virtual and augmented reality in classroom or distance education. It addresses the student interaction with simple interfaces, easy to understand and use, allowing him to manipulate objects that will be studied in 3D. This facilitates its study by simulating a specific reality. The results show that the use of virtual and augmented reality in the teaching-learning process is viable because it makes it possible to simulate real situations and thereby lead students to meaningful learning.

Keywords: Virtual and Augmented Reality. Formal Languages. Teaching-Learning Process.

Biografia do Autor

Paulo de Sá Filho, UnB; SENAI Goiás

Doutorando em Educação pelo PPGE/UnB. mestre em Educação Profissional e Tecnológica

Downloads

Publicado

2019-11-21