O uso de dispositivos móveis como ferramentas de mediação no processo de ensino e aprendizagem

Resumo

Este artigo se propõe a analisar o uso de dispositivos móveis como ferramentas de mediação no processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. Destaca ainda, a importância do m-learning enquanto processo de aprendizado apoiado pelo uso de tecnologias móveis e sem fio, em que a mobilidade dos aprendizes é o aspecto central. Apresenta questões em torno da formação continuada dos professores por meio de metodologias de ensino e de aprendizagem que incluem a aquisição do letramento digital, da autonomia e da criatividade do docente. Aborda os desafios da inclusão digital, propondo uma reflexão sobre o tema, bem como apresentando dados que ilustram a necessidade de se repensar urgentemente um fazer pedagógico que dê significado ao que os estudantes buscam na escola, destacando ainda o papel do Estado enquanto agente responsável em proporcionar o acesso às tecnologias.


Palavras-chave: Dispositivos móveis. Mediação. Ensino e Aprendizagem.


 


Abstract: This paper aims to analyze the use of mobile devices as mediation tools in the teaching and learning process in the school environment. It also highlights the importance of m-learning as a learning process supported using mobile and wireless technologies, where learner mobility is the central aspect. It presents questions around the continuing education of teachers through teaching-learning methodologies that include the acquisition of digital literacy, autonomy and creativity of the teacher. It addresses the challenges of digital inclusion, proposing a reflection on the theme, as well as presenting data that illustrate the need to urgently rethink a pedagogical practice that gives meaning to what students seek in school. It also discusses the role of the state as an agent responsible for access to technologies.


Keywords: Mobile devices. Mediation. Teaching and learning.


 

Publicado
Nov 19, 2019
##submission.howToCite##
GADÊLHA, Carla Cristina; DAMASCO, Denise Gisele. O uso de dispositivos móveis como ferramentas de mediação no processo de ensino e aprendizagem. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 6, n. 4, p. 18-25, nov. 2019. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/739>. Acesso em: 29 mar. 2020.