Agregando saberes científicos e a sala de aula: uma proposta didática para o ensino de língua materna com base na gramática internalizada

Autores

  • Ana Luiza Oliveira Melo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mayara Nicolau de Paula Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

língua materna, gramática, aprendizagem ativa, transposição didática

Resumo

O ensino de língua portuguesa direcionado pelas práticas educacionais tradicionais parte do pressuposto de que o aluno desconhece o objeto de estudo, ignorando sua vivência prévia enquanto falante da língua. Dentro desse contexto, a escola desconsidera o fato de muitas vezes estar ensinando ao aluno estruturas que ele não só conhece, como das quais faz uso diário. Nosso artigo se propõe a apresentar uma nova proposta didática que valorize a intuição do aluno enquanto falante. Tendo como base a proposta inatista de Chomsky, a metodologia da Aprendizagem ativa, de Pilati (2017) e a transposição didática, de Chevallard, apresentamos uma sequência didática que busca agregar a perspectiva linguística e científica à vivência da sala de aula, dando ao aluno o protagonismo necessário dentro da aula de língua materna.

Palavras-chave: Gramática. Aprendizagem ativa. Transposição didática.  Língua materna.



Biografia do Autor

Mayara Nicolau de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora adjunta da área de Linguística na Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista CNPq. (2012-2016). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal (março - julho 2014) como bolsista CAPES. Atua nas áreas de Sintaxe, Variação Linguística e Mudança. Tem experiência na área de estudos diacrônicos e comparativos - Português Brasileiro e Português Europeu.

Downloads

Publicado

2019-11-19