Um olhar sobre o método Paulo Freire na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Simone Conceição Rodrigues da Silva
  • Maria Alice Melo Nunes

Palavras-chave:

Método Paulo Freire, Educação Libertadora, Alfabetização, Letramento

Resumo

O artigo objetiva analisar as contribuições e os avanços do Método Paulo Freire no processo de alfabetização e letramento na Educação básica de Jovens e Adultos em Brasília. A metodologia teve enfoque qualitativo pautado na pesquisa bibliográfica, constatando-se no rol da educação, a visão dos autores alunos integrantes da EJA e dos coadjuvantes os atuais professores da alfabetização de adultos na aprendizagem freiriana e tradicional. Verificou-se a relevância de Freire para adoção de recursos pedagógicos para a EJA, como uma metodologia e uma didática que fomenta para uma práxis desencadeada de uma dimensão política, que visa promover a aquisição do letramento, bem como a formação integral de cidadãos críticos capazes de transformar o seu trabalho e a sua história de vida.

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Publicado

2016-11-18