Percepções sobre mediação de conflitos dos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal

  • Claudete Cardoso Penteado UnB

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a percepção dos docentes de dez escolas públicas do Distrito Federal quanto à mediação de conflitos no contexto escolar. Este trabalho integra o projeto de pesquisa “Experiências de educação em direitos humanos (EDH) e mediação de conflitos no contexto escolar do Distrito Federal”, cujo objetivo geral é avaliar a política pública de EDH, no eixo convivência e segurança, a partir das ações de mediação de conflitos no contexto escolar do Distrito Federal (DF) no período de 2012 a 2018. A análise dos dados será realizada por meio da análise de conteúdo com o uso de software como instrumento auxiliar. Os resultados sugerem que os professores compreendem o que é mediação de conflitos e a consideram importante por sistematizar novos entendimentos, e poder dialogar com respeito perante as diferenças do outro.


Palavras-chave: Educação em direitos humanos. Mediação de Conflitos. Escolas Públicas. Professores.


 


 

Publicado
Ago 29, 2019
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PENTEADO, Claudete Cardoso. Percepções sobre mediação de conflitos dos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 6, n. 3, p. 30-36, ago. 2019. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/695>. Acesso em: 22 set. 2019.