Trânsito: Eu faço parte! Compartilhando experiências

  • Grazielly Albuquerque Montenegro SEEDF

Resumo

O presente relato de experiência refere-se ao trabalho realizado com a temática Trânsito no Jardim de Infância 603 do Recanto das Emas, onde o curso “Trânsito e Mobilidade”, promovido pelo DETRAN-DF em parceria com a Secretaria de Educação, possibilitou um trabalho exitoso na instituição. Eu, como supervisora pedagógica cursista, consegui mobilizar, junto com as coordenadoras, todos os professores da instituição para que estes, ao explorar o tema com seus alunos, pudessem conscientizá-los de seu importante papel para a construção de um trânsito seguro e mais solidário. As crianças, consideradas numa perspectiva de educação que as trate como sujeito de direitos e de deveres, como elas são, têm muito a contribuir. É importante que elas, desde a mais tenra idade, sejam orientadas e ouvidas, para que conscientes possam atuar, por exemplo, com respeito à prioridade de idosos, grávidas ou pessoas com necessidades especiais na utilização do transporte coletivo, ou até mesmo ao prezar pela segurança e valorizar a vida ao optar por uma travessia segura na faixa de pedestre sempre acompanhada por um adulto, fazendo o sinal de vida ou respeitando a sinalização. O papel do professor neste momento é fundamental, visto que as crianças, ao serem orientadas, são importantes aliadas na fiscalização, pois começam a agir como “pequenos agentes” que munidos de conhecimento podem cobrar as ações corretas dos adultos. Por meio deste trabalho, toda a comunidade escolar foi mobilizada e, com certeza, contribuirá na construção de um trânsito melhor, garantindo a todos o direito de ir e vir.


Palavras-chave: Trânsito. Mobilidade. Professores e crianças.

Publicado
Ago 29, 2019
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MONTENEGRO, Grazielly Albuquerque. Trânsito: Eu faço parte! Compartilhando experiências. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 6, n. 3, p. 207-210, ago. 2019. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/678>. Acesso em: 22 set. 2019.