Mobilidade e trânsito na Educação Infantil: Eu faço parte

  • Érica Barros de Lira SEEDF

Resumo

O objetivo deste relato é compartilhar as experiências vivenciadas por esta professora no curso Detran nas Escolas ofertado pelo Centro de Formação Continuada  dos Profissionais da Educação - EAPE no período de março a junho de 2019 na CRE do Recanto das Emas/Distrito Federal, paralelamente replicadas nas salas de aulas do Centro de Educação Infantil 304 da mesma cidade com crianças do segundo período da etapa de Educação Infantil. Esta transposição buscou conscientizar as crianças sobre um trânsito seguro ensinando que somente a educação permite que os sujeitos façam um mundo de paz, tendo a educação para o trânsito como mote. Agregado aos saberes e práticas sociais nas aulas, o tema provocou reflexões aos alunos e convicções a esta professora acerca do que podemos construir por meio desta natureza de trabalho com as crianças, mudando paradigmas e atitudes. A inserção desta temática em nosso trabalho pedagógico é de grande relevância, uma vez que a escola é um local de transformação social. Este relato mostrará como a educação para o trânsito, como um avanço civilizatório, junto às crianças bem pequenas pode ser realizado com sucesso e que cabe a nós, educadores, disseminar conhecimentos para que nossos pequenos cidadãos protagonistas cresçam com a certeza de que as ações de segurança fazem a diferença na busca do bem de todos.


Palavras-Chave: Trânsito. Educação. Trabalho pedagógico.

Publicado
Ago 29, 2019
##submission.howToCite##
LIRA, Érica Barros de. Mobilidade e trânsito na Educação Infantil: Eu faço parte. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 6, n. 3, p. 187-190, ago. 2019. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/673>. Acesso em: 12 nov. 2019.