Relato das atividades pedagógicas referentes ao curso do Detran nas escolas

  • Jéssica de Lima Medeiros SEEDF

Resumo

Trabalhar a Educação para o trânsito a partir da temática trânsito e mobilidade proposta pelo curso do Detran, para a promoção de um trânsito seguro e consciente, teve como lócus a Escola Classe 111 Sul, situada em Brasília/DF, em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental I. Dispondo dos princípios pedagógicos da aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982) e da ludicidade para a aplicação das atividades em sala de aula,assim como, para o alcance dos objetivos almejados, como docente, apliquei a metodologia de ensino que explorasse a coleta dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de aulas dialogadas, o uso de recursos imagéticos, a interdisciplinaridade e as observações para o processo de ensino e aprendizagem. As conclusões averiguadas sugerem que os estudantes já possuem conhecimentos prévios a respeito das regras que norteiam o trânsito da cidade e que muitos já presenciaram ilegalidades cometidas por outras pessoas e pelos próprios familiares no trânsito, além disso, os discentes já reconhecem a importância de obedecer às normas para um trânsito seguro e responsável, corroborando para o benefício dos cidadãos e bem estar social.


Palavras-chave: Trânsito. Mobilidade. Segurança. Consciência Cidadã. Detran. Escola.

Publicado
Ago 29, 2019
##submission.howToCite##
MEDEIROS, Jéssica de Lima. Relato das atividades pedagógicas referentes ao curso do Detran nas escolas. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 6, n. 3, p. 219-222, ago. 2019. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/672>. Acesso em: 12 nov. 2019.