Professores de surdos: Educação bilíngue, formação e experiências docentes

Autores

  • Queila Pahim da Silva UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA UCB
  • Rita de Cássia A. Abrantes dos Anjos UCB - Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Formação docente, Educação bilíngue, Professores de surdos

Resumo

O livro Professores de surdos: educação bilíngue, formação e experiências docentes é fruto de uma pesquisa que problematiza os saberes, as práticas e as experiências da formação dos professores de surdos e traz como ela tem sido feita e a participação dos surdos em movimentos sociais em prol esse processo. A autora analisa, a partir de narrativas que contribuem para a discussão da atuação docente com pessoas surdas, como o projeto pedagógico pode contribuir para uma formação de fato igualitária. Essa obra é relevante para se fomentar o debate de como as comunidades surdas vêm fixando suas identidades por meio da diferença do uso da língua de sinais, e também para a discussão da importância da formação docente sob a perspectiva bilíngue.

Palavras-chave: Formação docente. Educação bilíngue. Professores de surdos.

Biografia do Autor

Queila Pahim da Silva, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA UCB

*  Queila Pahim da Silva

Professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília, mestre em Turismo pela UFRN e bacharel em Turismo pela Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN. Membro do grupo de pesquisa: Comunidade Escolar, Encontros e Diálogos Pedagógicos.

Rita de Cássia A. Abrantes dos Anjos, UCB - Universidade Católica de Brasília

** Rita de Cássia A. Abrantes dos Anjos é graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Albert Einstein (FALBE). Especialista em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atua como professora no Ensino Fundamental – Anos Iniciais da SEEDF.  Contato: r.abrantes2@gmail.com.

Downloads

Publicado

2019-11-21