A inserção das mídias na educação como uma via de acesso ao ensino significativo

  • João Paulo Santos Neves Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso
  • Maria Aparecida Monteiro da Silva Universidad Columbia del Paraguay

Resumo

O presente artigo busca evidenciar reflexões acerca da inserção das novas tecnologias da informação do âmbito educacional, uma vez que dada a contemporaneidade e o avanço tecnológico, tornam-se cada vez mais intensas e necessárias discussões, debates e leituras sobre sua utilização consciente, a fim de oportunizar a construção de um conhecimento significativo, favorecendo possíveis análises e proposições para um ensino pautado na construção social do sujeito, bem como favorecer um ensino autônomo mediado pelo professor. O texto aborda a ampliação do uso das tecnologias da informação nas escolas, tal como a inserção cada vez mais constante no processo de ensino aprendizagem dos alunos, apresentando aspectos históricos que favoreceram a abertura para esta nova realidade.


Palavras-chave: Tecnologia. Educação e aprendizado. TICs.]


 


Abstract: This article seeks to show reflections on the integration of new information technologies in the educational context, since given the contemporary and technological advancement, become increasingly intense and necessary discussions, debates and readings on its use for in order to create opportunities to build a significant knowledge, favoring possible analyzes and proposals for teaching based on the social construction of the subject as well as foster an autonomous learning mediated by the teacher. The text covers the expanded use of information technology in schools, such as the insertion increasingly steady in the teaching learning process of the students, presenting historical aspects that favored the opening to this new reality.


Keywords: Technology. Education And Learning. TICS.

Publicado
Nov 19, 2019
##submission.howToCite##
NEVES, João Paulo Santos; DA SILVA, Maria Aparecida Monteiro. A inserção das mídias na educação como uma via de acesso ao ensino significativo. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 6, n. 4, p. 71-77, nov. 2019. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/644>. Acesso em: 29 mar. 2020.