Inserção da temática mobilidade e trânsito na proposta pedagógica

  • Márcia de Freitas Rocha SEEDF

Resumo

Este relato busca analisar a importância do programa DETRAN nas Escolas cujo objetivo é implantar a Educação para o Trânsito na rede pública de ensino. A escola, por ser uma instituição social que desempenha mediação na realidade, deve estar atenta a essas questões da sociedade, e idealizar movimentos de proteção da qualidade de vida e do ambiente onde está inserida. Por essa razão, a escola é o ponto de partida do Programa para que docente e estudante possam colocar em prática sua capacidade de atuação em uma relação construtiva consigo e com seu meio. O trânsito é um problema reconhecidamente de cunho social e de saúde pública, pois, além de gastos relevantes com vítimas fatais de acidentes (minoria), têm-se despesas vultosas com vítimas que ficaram com graves sequelas (maioria). Nessa visão, podemos tratar do assunto dentro do currículo escolar, que está além de uma série de disciplinas, pois abrange uma educação fundamentada em princípios e valores. Assim, cada escola realiza sua Proposta Pedagógica (PP) dentro de uma estrutura que deve estar alinhada com a sociedade contemporânea e que tenha como objetivo a superação dos desafios apresentados.


Palavras–chave: Educação. Trânsito. Valores.

Publicado
Ago 29, 2019
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ROCHA, Márcia de Freitas. Inserção da temática mobilidade e trânsito na proposta pedagógica. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 6, n. 3, p. 194-197, ago. 2019. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/643>. Acesso em: 12 nov. 2019.