Escolarização na socioeducação: Uma análise das práticas escolares na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM) no Distrito Federal

Autores

  • Rosângela Laurentino Alves Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Darliane Silva do Amaral Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Escolarização, Socioeducação, Adolescente

Resumo

O texto apresenta um estudo de campo realizado na escola da Unidade de Internação de Santa Maria. Investiga o processo de escolarização, examinando como as práticas escolares no contexto de privação de liberdade são propostas pelos docentes e demais profissionais do Sistema Socioeducativo. O estudo indicou que a escolarização na Unidade está estruturada para seguir a mesma organização da escola fora da Unidade, havendo, contudo, implicações internas que não permitem o cumprimento da carga-horária determinada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, pois a retirada e o deslocamento do adolescente do quarto para a escola, só são feitos pelos agentes responsáveis pela segurança. Uma questão recorrente é justamente a queixa da redução de agentes socioeducativos para fazerem a supervisão dos adolescentes no momento das aulas.

Palavras-Chave: Escolarização. Socioeducação. Adolescente.

Schooling in socio-education: An analysis of school practices in the Santa Maria Inpatient Unit (UISM) in the Federal District

Abstract: The text presents a field study carried out at the School of the Hospitalization Unit of Santa Maria. It investigates the schooling process, examining how school practices in the context of deprivation of freedom are proposed by teachers and other professionals in the Socio-Educational System. The study indicated that schooling in the Unit is structured to follow the same organization as the school outside the Unit, with, however, internal implications that do not allow compliance with the workload determined by the Department of Education of the Federal District, since the withdrawal and the moving the teenager from the bedroom to the school is only made by the agents responsible for security. A recurrent issue is precisely the complaint of the reduction of socio-educational agents to supervise adolescents during classes.

Keywords: Schooling. Socioeducation. Adolescent.

Biografia do Autor

Rosângela Laurentino Alves, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Licenciada em Letras Português e Espanhol pela Faculdade Michelangelo e em Pedagogia pelo Instituto Nossa Senhora Maria de Lourdes; especialista em Letramento e Alfabetização Orientação Pedagógica pela Faculdade do Meio Ambiente e de Tecnologia de Negócios (FAMATEC). Atuou por 12 anos na Educação Básica e em cursos técnicos no Distrito Federal. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. 

Darliane Silva do Amaral, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Brasília-UnB. Mestre em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-FPCE, da Universidade de Coimbra-UC. Diploma revalidado pela Universidade de São Paulo-USP. Especialista em Gestão Educacional (2006) pela Faculdade de Selviria-FAS. Graduada em Ciências da Religião (2003) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

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Publicado

2019-08-29