Imagination in human and cultural development: Cultural dynamics of social representation

Autores

  • Gleice Aline Miranda da Paixão SEEDF
  • Fabrícia Teixeira Borges UnB

Palavras-chave:

Imaginação, Psicologia Sociocultural, Cultura, Escola

Resumo

O livro Imagination in human and cultural development: Cultural dynamics of social representation, sem tradução para o português, trata a imaginação do ponto de vista da psicologia sociocultural e, portanto, não a caracteriza somente como uma capacidade individual ou, menos ainda, a contrapõe à razão. Essa obra é importante para a discussão da importância da imaginação para o desenvolvimento humano e, também, é interessante para se fomentar o debate de como a escola, como uma instituição social, pode desenvolver a imaginação dos alunos. Os autores da obra têm publicado sobre a temática e vêm contribuindo para retirar a imaginação da periferia das discussões realocando-a na centralidade dos processos psicológicos, uma vez que consideram que a imaginação  leva à expansão de experiências e, por consequência, a aprendizagens e ao desenvolvimento humano.

Palavras-Chave: Imaginação. Psicologia Sociocultural. Cultura. Escola.

 

Downloads

Publicado

2019-05-27