A formação implícita e explícita na Base Nacional Comum Curricular
Palavras-chave:
BNCC, Formação do professor de LE, Reflexão, ÉticaResumo
O presente artigo tenciona, mediante revisão bibliográfica sobre o tema, analisar de que maneira a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se refere à formação do professor de língua estrangeira – LE. Para tanto, discorro sobre o construto formação do professor de LE. Em seguida, reviso quatro artigos pertinentes acerca da relação entre a BNCC e os processos interconectados, quais sejam, o processo de ensino, aprendizagem e formação de agentes. Em momento posterior, pretende-se conhecer o paradigma implícito dessa formação no texto da BNCC por meio de análise da frequência de palavras pertencentes a um mesmo campo semântico. Finalmente, discorro sobre o paradigma alicerce da formação docente reflexiva de cunho ético, sugerida como proposta para a frutífera implementação da BNCC.
Palavras-Chave: BNCC. Formação do professor de LE. Reflexão. Ética.
The implicit and explicit training in the Common National Curriculum Base
This article intends, through a literature review on the subject, to analyze how the Common National Curriculum Base (BNCC) refers to the training of foreign language teachers – LE. For this purpose, I discuss the construct of LE teacher education. Then, I review four pertinent articles about the relationship between the BNCC and the interconnected processes, namely, the process of teaching, learning and training agents. In a later moment, it is intended to know the implicit paradigm of this formation in the BNCC text through the analysis of the frequency of words belonging to the same semantic field. Finally, I discuss the fundamental paradigm of reflective teacher education of an ethical nature, suggested as a proposal for the fruitful implementation of the BNCC.
Keywords: BNCC. LE teacher training. Reflection. Ethic.