A evolução da oferta de língua estrangeira na rede pública do DF entre 2014 e 2018

Autores

  • Lucilene Dias Cordeiro SEDF

Palavras-chave:

Centro Interescolar de Línguas, Taxas de rendimento no DF, Ensino de línguas

Resumo

Este estudo apresenta a evolução de alguns indicadores educacionais nos Centros Interescolares
de Línguas (CILs) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), a partir de informações
disponíveis no Censo Escolar do Distrito Federal nos últimos cinco anos (2014-2018). Os CILs dispõem de
inglês, espanhol, francês, alemão e japonês como componentes curriculares, e os ofertam em regime de
intercomplementaridade com as escolas regulares da rede pública de ensino. Os resultados desta pesquisa
mostraram que, no quinquênio, o número de CILs no DF dobrou, passando de oito para 16 em 20181. Nesse
período, a média de matrículas iniciais foi de 39.284. O número de afastamentos também dobrou, chegando
a 2.497 no final do quinquênio. O inglês predomina, com mais de 60% das matrículas. A categoria “outros‟,
que agrega os dados de alemão e japonês, apresentou a menor média de matrículas no período (765), mas
teve maior aumento proporcional (42,45%). A taxa média de aprovação foi em torno de 75% em inglês e
espanhol, de 72,03% em francês, e de 64,33% em “outros‟. A de reprovação caiu em todas as disciplinas,
enquanto a de abandono aumentou, exceto em “outros‟. Os resultados mostraram que o interesse por língua
estrangeira, além do inglês, vem crescendo. A oferta na rede pública em regiões administrativas carentes
deve ser destacada como ponto positivo na busca pelo ensino de qualidade no Distrito Federal.

Palavras-chave: Centro Interescolar de Línguas. Ensino de línguas. Taxas de rendimento no DF.

The evolution of foreign language provision in the DF's public network between 2014 and 2018

This study presents the evolution of some educational indicators in the Interscholastic Language Centers (CILs) of the Secretary of State for Education of the Federal District (SEEDF), based on information available in the Federal District School Census in the last five years (2014-2018) . CILs have
English, Spanish, French, German and Japanese as curricular components, and they are offered on an inter-complementary basis with regular public schools. The results of this research showed that, in the five-year period, the number of CILs in the DF doubled, going from eight to 16 in 20181. During this period, the average of initial enrollments was 39,284. The number of removals also doubled, reaching 2,497 at the end of the five-year period. English predominates, with over 60% of enrollments. The “others‟ category, which aggregates German and Japanese data, had the lowest average enrollment in the period (765), but
had a greater proportional increase (42.45%). The average pass rate was around 75% in English and Spanish, 72.03% in French, and 64.33% in “others‟. The failure rate fell in all subjects, while the dropout rate increased, except in “others‟. The results showed that interest in a foreign language, in addition to English, has been growing. The offer in the public network in needy administrative regions should be highlighted as a positive point in the search for quality education in the Federal District.

Keywords: Interscholastic Languages ​​Center. Language teaching. Income rates in DF.

Biografia do Autor

Lucilene Dias Cordeiro, SEDF

possui graduação em Matemática pela Universidade de Brasília (1986) , graduação em Estatística pela Universidade de Brasília (1990) e mestrado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) . Atualmente é Professora da Secretaria de Estado de Educação do DF. Tem experiência na área de Matemática , com ênfase em Matemática Aplicada

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Publicado

2019-05-27