Uma perspectiva estética no ensino de línguas: um caso de uso de texto literário no cenário da sala de aula

Autores

  • Juscelino da Silva Sant'Ana SEEDF
  • Cléria Maria Costa

Palavras-chave:

perspectiva estética, ensino de línguas, texto literário, abordagem de ensinar

Resumo

Este artigo trata do uso de textos literários como uma alternativa metodológica que leva em consideração a perspectiva estética para materialização de um tipo de abordagem de ensino que privilegia o sentido, considera a imaginação e incentiva a criatividade de aprendizes de língua estrangeira (LE) no uso estético dessa LE na Educação Básica. O termo “estética‟ é tomado por seu caráter de sensibilização do ser no processo educacional. O texto está dividido em três partes principais. Na primeira, é apresentado um breve levantamento histórico do uso de literatura no ensino de línguas, cotejado com uma das principais vertentes da abordagem de ensinar, a concepção de língua. Assume-se o pressuposto de que a literatura pode ser tratada como um canal de uso estético da linguagem no ensino de LE, isto é, o texto literário pode ter preservadas suas características estéticas na cena do ensino e da aprendizagem, e não ser tratado apenas como uma amostra da LE. Na segunda parte, é feita uma exploração da perspectiva estética ao se usar o texto literário na aula de língua. Na terceira parte, o texto é finalizado com um relato de experiência de uso de texto literário em uma perspectiva estética em uma escola pública com estudantes do Ensino Médio. Como resultado, observou-se uma ampliação das concepções da abordagem em todas as suas vertentes, especialmente para os aprendizes.

Palavras-Chave: Concepção de língua. Ensino de línguas. Texto literário. Abordagem de ensinar.

The implicit and explicit training in the Common National Curriculum Base

This article deals with the use of literary texts as a methodological alternative that takes into account the aesthetic perspective to materialize a type of teaching approach that privileges meaning, considers imagination and encourages the creativity of foreign language (FL) learners in their use. aesthetic of this LE in Basic Education. The term “aesthetics‟ is taken for its character of sensitization of the being in the educational process. The text is divided into three main parts. In the first one, a brief historical survey of the use of literature in language teaching is presented, compared with one of the main aspects of the teaching approach, the conception of language. It is assumed that literature can be treated as a channel for the aesthetic use of language in LE teaching, that is, the literary text can have its aesthetic characteristics preserved in the teaching and learning scene, and not be treated only as a sample of LE. In the second part, an exploration of the aesthetic perspective when using the literary text in the language class is made. In the third part, the text ends with an experience report of using a literary text in an aesthetic perspective in a public school with high school students. As a result, there was an expansion of the conceptions of the approach in all its aspects, especially for the apprentices.

Keywords: Language design. Language teaching. Literary text. Approach to teaching.

Biografia do Autor

Juscelino da Silva Sant'Ana, SEEDF

Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2017). Possui mestrado em Linguistica Aplicada pela Universidade de Brasília (2005).É professor da Secretaria de Estado de Educação do DF. Interessa-se principalmente pelos seguintes temas: operação global, competência de profissionais do ensino de línguas, competência aplicada, formação de profissionais do ensino de línguas.

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Publicado

2019-05-27