Avaliação formativa: Uma necessidade no ensino de línguas para sucesso das aprendizagens

Autores

  • Helder Gomes Rodrigues SEDF

Palavras-chave:

Avaliação, Avaliação formativa, Avaliação no ensino de línguas

Resumo

A avaliação formativa e o ensino de línguas possuem em comum o objetivo de que todos aprendam. Para que a avaliação para a aprendizagem de fato se concretize na sala de aula de línguas é preciso que aqueles que a praticam tenham compreensão não só do conceito desse tipo/ função da avaliação, mas também percebam suas características como o feedback, o foco na aprendizagem, seu caráter democrático, dialógico e includente. A prática de uma avaliação do processo pode proporcionar o uso de diferentes instrumentos avaliativos como a prova ressignificada, voltada para a aprendizagem e a autoavaliação que contribui para que o estudante tenha consciência de seu processo de aprendizagem. O objetivo deste artigo é discutir sobre a avaliação formativa e seu uso no ensino de línguas. A avaliação da língua estrangeira seja qual for a função utilizada guarda especificidades como a presença da avaliação oral e a concepção de linguagem, sendo essa última condição para escolha de instrumentos e critérios avaliativos. Resta indagar sobre o papel da avaliação na escola e como a avaliação formativa pode contribuir para as aprendizagens, respeitando o tempo e o processo de cada estudante em seu caminhar no estudo da língua estrangeira. Nessa perspectiva o produto passa a ser uma consequência e não um fim da avaliação.

Palavras-Chave: Avaliação. Avaliação formativa. Avaliação no ensino de línguas

Formative Assessment: A Necessity in Language Teaching for Learning Success

Formative assessment and language teaching have a common goal that everyone learns. In order for assessment for learning to actually take place in the language classroom, those who practice it must understand not only the concept of this type/function of assessment, but also perceive its characteristics such as feedback, the focus on learning , its democratic, dialogic and inclusive character. The practice of a process assessment can provide the use of different assessment tools such as the re-signified test, focused on learning and self-assessment that contributes to the student's awareness of their learning process. The purpose of this article is to discuss formative assessment and its use in language teaching. The evaluation of the foreign language, whatever the function used, has specificities such as the presence of oral evaluation and the conception of language, the latter being a condition for the choice of instruments and evaluation criteria. It remains to inquire about the role of assessment at school and how formative assessment can contribute to learning, respecting the time and process of each student in their journey in the study of a foreign language. From this perspective, the product becomes a consequence and not an end of the evaluation.

Keysword: Evaluation. Formative assessment. assessment in language teaching.

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Publicado

2019-05-27