Conexões entre literatura e outras tecnologias no ensino de língua inglesa

Autores

  • Daniel Rodrigues Paes Landim Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Ensino de língua estrangeira, Literatura, Tecnologia no ensino

Resumo

No mundo globalizado em que vivemos, onde as tecnologias oferecem tantas oportunidades de entretenimento e diversão, parece anacrônico falar de literatura como fonte de prazer. No entanto, o presente relato, objetiva conscientizar os educadores sobre a importância do ensino de literatura em língua estrangeira, associado com outras tecnologias.  Nesse sentido, foi realizada uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo de caráter descritivo com alunos do Centro de ensino médio José Soares, em Redenção do Gurguéia, Piauí. A partir dos dados coletados com os alunos, viu-se que a maior parte das turmas entrevistadas tem, em sua grade de horários, aulas de literatura, porém um grande número de professores é adepto somente do recurso tradicional: a leitura de livros. Além disso, notou-se que, em alguns casos, os professores ainda têm receio em relação ao uso de tecnologias no ensino, em outros casos, não usam esses recursos tecnólogos pelo fato de a estrutura da escola não oferecer condições adequadas para isso.

Palavras-Chave: Ensino de língua estrangeira. Literatura. Tecnologia no ensino.

Connections between Literature and Other Technologies in English Language Teaching

In the globalized world we live in, where technologies offer so many opportunities for entertainment and fun, it seems anachronistic to speak of literature as a source of pleasure. However, this report aims to make educators aware of the importance of teaching literature in a foreign language, associated with other technologies. In this sense, a bibliographical review and a descriptive field research were carried out with students from the José Soares High School, in Redenção do Gurguéia, Piauí. From the data collected from the students, it was seen that most of the groups interviewed have literature classes in their timetable, but a large number of teachers are only adept at the traditional resource: reading books. In addition, it was noted that, in some cases, teachers are still afraid of the use of technologies in teaching, in other cases, they do not use these technological resources because the structure of the school does not offer adequate conditions for this.

Keywords: Foreign language teaching. Literature. Technology in teaching.

Downloads

Publicado

2019-05-27