Projeto ciranda de livros: Quando a ciência dá asas à literatura

Autores

  • Elaine Cristina Alves Cardoso SEEDF

Palavras-chave:

Diagnóstico, Sequência didática, Projeto de leitura

Resumo

Este trabalho relata a construção de um projeto literário desenvolvido especificadamente para turmas do 5º ano do ensino fundamental I, intitulado Ciranda de Livros que tem como objetivo principal incentivar a leitura fazendo uso da interdisciplinalidade para aprendizagens sobre culturas diferentes, trabalhando hábitos e atitudes relacionados à preservação do meio ambiente, leitura, interpretação, produção de textos. O desenvolvimento deste projeto apresentou as seguintes fases: Dinheiro adquirido no  Circuito de Ciências etapa Distrital na Semana Nacional de Ciências e Tecnologia que ganhou da FAP/DF (Fundação de Apoio a Pesquisa), compra de livros de literatura, diagnóstico das principais dificuldades na proposta diagnóstica para produção textual/ escrita e leitura/ interpretação, elaboração de sequência didática para cada livro e das regras do projeto, passo a passo da metodologia utilizada em cada livro.

Palavras-Chave: Diagnóstico. Sequência didática. Projeto de leitura.

Ciranda book project: When science gives wings to literature

This work reports the construction of a literary project developed specifically for 5th grade classes of elementary school I, entitled Ciranda de Livros, whose main objective is to encourage reading by making use of interdisciplinarity for learning about different cultures, working habits and attitudes related to preservation of the environment, reading, interpretation, text production. The development of this project had the following phases: Money acquired in the Science Circuit, District stage in the National Science and Technology Week, which it won from the FAP/DF (Research Support Foundation), purchase of literature books, diagnosis of the main difficulties in the proposal diagnosis for textual production/writing and reading/interpretation, elaboration of didactic sequence for each book and project rules, step-by-step methodology used in each book.

Keywords: Diagnosis. Following teaching. Reading project.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Alves Cardoso, SEEDF

elainealves832@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2019-05-27