O índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): Uma década de monitoramento da qualidade da educação

Autores

  • Thamara Maria Souza seedf
  • Alisson Moura Chagas Universidade Católica de Brasília
  • Rita de Cassia A. Abrantes dos Anjos Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Qualidade da Educação, Ideb, Avaliação do Sistema Escolar

Resumo

O presente artigo objetiva discutir os resultados do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista haver completado uma década de sua implantação na rede pública de ensino do país. O estudo passa por uma revisão de literatura e análise documental que trata das seguintes temáticas: Qualidade da Educação; Avaliação do Sistema Escolar e Ideb. No quadro teórico os autores: Libâneo (2004); Oliveira; Araújo (2005); Horta Neto (2010); Libâneo, Oliveira, Tochi (2012) fundamentam a discussão. Para análise documental utilizou-se o resumo técnico dos resultados do índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2005-2015 do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (Inep) e o Relatório do 2º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional da Educação (PNE). Os principais resultados encontrados foram que as médias do Ideb observadas na Educação Básica do país encontram-se distantes de atingirem as metas projetas para 2024, término da vigência do PNE.

Palavras-Chave: Qualidade da Educação. Ideb. Avaliação do Sistema Escolar

The Basic Education Development Index (Ideb): A decade of monitoring the quality of education

This article aims to discuss the results of the Basic Education Development Index (Ideb) of the early years of elementary school, considering that it has completed a decade of its implementation in the country's public education system. The study goes through a literature review and document analysis that deals with the following themes: Quality of Education; Evaluation of the School System and Ideb. In the theoretical framework, the authors: Libâneo (2004); Oliveira; Araújo (2005); Horta Neto (2010); Libâneo, Oliveira, Tochi (2012) support the discussion. For document analysis, the technical summary of the results of the Basic Education Development Index 2005-2015 of the National Institute of Pedagogical Studies Anísio Teixeira (Inep) and the Report of the 2nd cycle of monitoring of the goals of the National Education Plan (PNE) were used . The main results found were that the Ideb averages observed in Basic Education in the country are far from reaching the projected targets for 2024, the end of the PNE's validity.

Keywords: Quality of Education. Ideb. School System Assessment

Biografia do Autor

Alisson Moura Chagas, Universidade Católica de Brasília

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (PPGE/UCB), linha de pesquisa: Política, Gestão, Financiamento e Avaliação. E-mail: alissonescola@gmail.com

Rita de Cassia A. Abrantes dos Anjos, Universidade Católica de Brasília

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (PPGE/UCB), linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem. E-mail: r.abrantes2@gmail.com

Downloads

Publicado

2019-05-27