Breve Histórico do Modelo de Gestão para Resultados do Governo de Brasília Implantado na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

  • Cláudia Garcia de Oliveira Barreto SEE
  • Valéria Cristina de Castro Gabriel

Resumo

Busca-se, neste artigo, apresentar de forma bastante sucinta o histórico da implantação, do monitoramento e da implementação da estratégia, por meio da metodologia Balanced Scorecard adaptada para o setor público e dos demais instrumentos utilizados no modelo Gestão para Resultados adotado pelo Governo de Brasília. Inicialmente é apresentada as etapas da implantação desse modelo de gestão em nível macro e, portanto, abrange as ações desenvolvidas pelo Governo do Distrito Federal que, similarmente ao sucedido nos estados de Pernambuco e de Minas Gerais, foram delegadas à Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal. Passa-se, posteriormente, ao relato de algumas ações destinadas à implantação, ao monitoramento e à implementação desse modelo de gestão na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. E, finalmente, é apresentado um exemplo prático desse modelo de gestão por meio do detalhamento do planejamento, da execução e do monitoramento de um projeto estratégico pertencente ao Programa de Governo Educa Mais Brasília, cuja competência é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação.


 

Publicado
Mar 26, 2018
##submission.howToCite##
BARRETO, Cláudia Garcia de Oliveira; GABRIEL, Valéria Cristina de Castro. Breve Histórico do Modelo de Gestão para Resultados do Governo de Brasília Implantado na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 54-65, mar. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/427>. Acesso em: 24 jun. 2022.