A educação da criança indígena em seus primeiros anos de vida

Autores

  • Daniela Lobato do Nascimento SEEDF

Palavras-chave:

Educação Indígena, Criança Indígena, Educação Infantil, Perspectiva Histórico-Cultural

Resumo

A temática educação vem sendo discutida em diversos meios e campos, muitos artigos e trabalhos tratam desse assunto no campo educacional, escolar, o que não é ruim, e entende-se a importância dessa crítica. Este trabalho, porém, trará um público não muito comum a este assunto, o indígena. A educação dessas crianças inicia muito antes de seu nascimento, o que veremos na etnia Tapirapé (Apyãwana), e se estende ao longo dos anos associada à vida, para além dos espaços escolares. A discussão é amparada na perspectiva histórico cultural, em Vigotski. O autor em suas obras apresenta uma educação que se dá para além dos muros da escola. Reconhece que somos seres culturais, unidade afeto-intelecto, ou seja, a educação é indissociável da vida. Os povos indígenas mesmo sob tantas influências, entre elas a inserção de escolas, encontraram meios de manterem suas identidades e ancestralidade por meio de atividades que envolvam as crianças e formem assim lideranças capazes de prosseguir com a cultura. A criança indígena desde cedo está próxima aos adultos e a outras crianças, aprendendo e participando das atividades, independente de quais sejam. Sua educação acontece dia a dia, nos diversos espaços e momentos.

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Publicado

2018-04-18