Plano Distrital de Educação: o monitoramento e seus desafios

Autores

  • James Oliveira de Sousa SEEDF
  • Mariana Queiroz de Almeida SEEDF
  • Pedro Osmar Flores de Noronha Figueiredo SEEDF

Palavras-chave:

Plano Distrital de Educação, Monitoramento, Equipe Técnica, Indicadores

Resumo

O Presente artigo busca apresentar o trabalho realizado pela Equipe Técnica de monitoramento do Plano Distrital de Educação no desenvolvimento de seu primeiro ciclo de atividades no biênio 2015/2016. O PDE tem vigência de 2015 até 2024 – período em que deverá passar por ciclos bienais de avaliação. O estudo consistiu em contextualizar o PDE e seus marcos regulatórios, apontar os aspectos teórico-metodológicos e os aspectos conceituais acerca do seu monitoramento, além de sistematizar as ações devolvidas no tratamento dos dados coletados. Ao final, apontam-se as dificuldades encontradas na construção dos indicadores, avanços logrados e encaminhamentos necessários como forma de possíveis contribuições para o segundo ciclo de trabalho de monitoramento do PDE.

Biografia do Autor

James Oliveira de Sousa, SEEDF

Licenciado e mestre em História pela UnB. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, membro da Equipe Técnica do Plano Distrital de Educação e Supervisor Distrital da Rede de Assistência Técnica para o Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação pelo MEC.

Mariana Queiroz de Almeida, SEEDF

Bacharel em Antropologia e licenciada em Ciências Sociais pela UnB. Especialista em Políticas Públicas de Gênero e Raça pela UnB. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e membro da Equipe Técnica do Plano Distrital de Educação.

Pedro Osmar Flores de Noronha Figueiredo, SEEDF

Doutor em Política Social pela UnB. Licenciado e mestre em Educação Física pela UnB. Especialista em Educação para a Diversidade e Cidadania pela UFG e em Gestão Escolar. Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal e membro da Equipe Técnica do Plano do Distrital de Educação. Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer (AVANTE/FEF-UnB) e do Grupo de Pesquisa em Seguridade Social e Trabalho (GESST/SER-UnB).

Downloads

Publicado

2018-03-26