O Plano Distrital de Educação como planejamento estratégico para a escola

  • Clerton Oliveira Evaristo
  • Aquiles Santos Cerqueira

Resumo

O artigo analisa a adoção das metas e estratégias do Plano Distrital de Educação (PDE) pela rede de Educação Básica do Distrito Federal e a Educação Superior. Partindo do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 traça breve histórico da gestão da educação voltada às demandas sociais e um balanço da aplicação das estratégias do PDE, baseando-se em pesquisa realizada pela Gerência de Acompanhamento do Plano Disrital/SUPLAV/SEDF, concluindo com propostas que demonstram as possibilidades do envolvimento das escolas nessa implementação. A complexidade do conjunto de metas e estratégias e o da superficialidade limitou as análises a apenas 06 das 21 metas que constituem o PDE. A saber: 01, 02 e 03 referentes a Educação Básica; 09 sobre Educação de Jovens e Adultos; 15, relativa à formação de professores; e a 20 que trata do ao financiamento da educação do Distrito Federal. O artigo procura mostrar a importância do planejamento sistêmico da educação brasileira, vendo sua marca maior nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do Plano Nacional de Educação e seus congêneres na esfera estadual, municipal e distrital. E nesse sentido apresentamos o cenário atual do Plano Distrital de Educação e linhas gerais das possibilidades de engajamento da escola na sua efetivação. Caracterizando o PDE enquanto ferramenta de planejamento estratégico de Estado.

Publicado
Mar 26, 2018
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EVARISTO, Clerton Oliveira; CERQUEIRA, Aquiles Santos. O Plano Distrital de Educação como planejamento estratégico para a escola. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 74-84, mar. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/408>. Acesso em: 24 jun. 2022.