Xadrez no desenvolvimento da capacidade de atenção de alunos com deficiência intelectual

Autores

  • Tiago de Sá Haag SEDF

Palavras-chave:

Educação Especial, Deficiência intelectual, Déficit de atenção, Jogo de xadrez

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo verificar os efeitos da prática do jogo de xadrez sobre a capacidade de atenção de estudantes com deficiência intelectual. Foi feita uma pesquisa de campo na qual doze estudantes com deficiência intelectual – faixa etária entre doze e dezessete anos – participaram de um curso de xadrez durante um período de seis meses em uma escola pública do Distrito Federal. Tendo como instrumentos a observação e uma avaliação aplicada no início e no final da pesquisa, os dados analisados indicaram um desenvolvimento significativo da capacidade de atenção dos estudantes com deficiência intelectual, após o curso de xadrez. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, sugere-se a ampla implantação e o aperfeiçoamento do ensino e da prática do jogo de xadrez junto a estudantes com deficiência intelectual no ambiente escolar.

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Publicado

2018-03-27