Xadrez no desenvolvimento da capacidade de atenção de alunos com deficiência intelectual

  • Tiago de Sá Haag SEDF

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo verificar os efeitos da prática do jogo de xadrez sobre a capacidade de atenção de estudantes com deficiência intelectual. Foi feita uma pesquisa de campo na qual doze estudantes com deficiência intelectual – faixa etária entre doze e dezessete anos – participaram de um curso de xadrez durante um período de seis meses em uma escola pública do Distrito Federal. Tendo como instrumentos a observação e uma avaliação aplicada no início e no final da pesquisa, os dados analisados indicaram um desenvolvimento significativo da capacidade de atenção dos estudantes com deficiência intelectual, após o curso de xadrez. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, sugere-se a ampla implantação e o aperfeiçoamento do ensino e da prática do jogo de xadrez junto a estudantes com deficiência intelectual no ambiente escolar.

Publicado
Mar 27, 2018
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HAAG, Tiago de Sá. Xadrez no desenvolvimento da capacidade de atenção de alunos com deficiência intelectual. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 210-215, mar. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/397>. Acesso em: 27 maio 2022.