A educação básica na era FHC: O sentido neoliberal de educação no período de 1995 a 2002 no Brasil

Autores

  • Karine Rocha Lemes Silva SEEDF/ UNB

Palavras-chave:

Educação, Política, Estado, Neoliberalismo

Resumo

A Educação Brasileira revela grandes contrastes ligados a políticas e práticas educacionais. A falta de um projeto de Estado autêntico para a educação produziu uma condução falha e descontínua dependente muito mais de fatores externos do que de um plano de Nação existente. Neste artigo foram discutindo-se alguns avanços educacionais ocorridos no período de 1995 a 2002 no Brasil, que, em certo sentido produziram respostas a carências que se arrastavam há anos, contudo foram efetivadas por orientações neoliberais de órgãos econômicos internacionais no intuito de garantir os investimentos empregados no Brasil. Tais iniciativas até chegaram a produzir alguns resultados positivos, todavia conduziram a educação a um aspecto mercantil, mergulhada no ideário neoliberal que fortaleceu a separação e segregação social. As ideias aqui discutidas são apenas o início de uma reflexão sobre os caminhos que conduzem a educação dentro e fora da escola, longe de esgotar um tema tão profundo como este, o trabalho intenciona iniciar um estudo sobre os elementos que constituem os caminhos e descaminhos da educação

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Publicado

2018-03-26