Racismo, infância e escola: reflexões sobre a temática racial na Educação Infantil

Autores

  • Daniela Barros Pontes e Silva PPGE/FE/UnB
  • Saulo Pequeno Nogueira Florêncio PPGE/FE/UnB

Palavras-chave:

Racismo;, Infância, Escola, Relações Étnico-Raciais, Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

A trajetória da formação social do Brasil naturaliza a ideia de que vivemos numa democracia racial, invisibilizando e mascarando o racismo e as assimetrias nas relações étnico-raciais. O enfrentamento do racismo na educação infantil também encontra dificuldades na busca pela prática de uma educação anti-racista: o primeiro deles é o da negação da própria existência do racismo; e o segundo,  o do não reconhecimento de que o racismo enraizado na sociedade e na cultura atua sobre a constituição humana das crianças, em seus processos de desenvolvimento. Com suporte da teoria histórico-cultural de Vigotski, o texto procura discutir como o racismo impacta a infância, procurando indicar, também, elementos e possibilidades para uma educação anti-racista. A partir das contribuições das lutas do Movimento Negro e de bibliografia que trata da educação para as relações étnico-raciais desde a infância, o artigo defende o direito das crianças a uma educação infantil anti-racista.

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Publicado

2018-04-18