Da educação infantil ao ensino fundamental: construindo um processo de transição compartilhada

  • Norma Lucia Neris Queiroz SEEDF/UAB-UnB
  • Lucia Helena Cavasin Zabotto Pulino Instituto de Psicologia/UnB

Resumo

A passagem de uma etapa para outra no processo educativo tem gerado diversas discussões entre profissionais da educação e famílias, especialmente, quando se trata da educação de crianças pequenas. Este estudo tem como objetivo analisar o processo de transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental, tomando como campo para construção de dados, duas instituições educativas que ofertam educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, no Distrito Federal. Optamos pela pesquisa qualitativa, por meio dos seguintes procedimentos:  a) grupo focal com cinco professoras, sendo três da educação infantil e duas do 1º ano do ensino fundamental, b) entrevista semiestruturada com três famílias que juntas tem quatro filhos de 6 anos. O processo de construção e análise dos dados baseou-se na abordagem histórico cultural. Os resultados apurados foram: as professoras de educação infantil relatam que suas propostas pedagógicas privilegiam a brincadeira e o letramento. Suas preocupações não estão voltadas para a alfabetização em si. Já as professoras do ensino fundamental relatam que investem mais tempo na apropriação da língua escrita. Observa-se que as crianças, ao se inserirem no ensino fundamental, enfrentam uma mudança significativa em relação às experiências vivenciadas na primeira e na nova etapa da vida escolar. O brincar, tão valorizado na experiência anterior, é quase excluído da prática pedagógica no primeiro ano Segundo o relato das professoras, nota-se que há argumentos válidos para os dois projetos de educação propostos por elas. Para preparar melhor a transição das crianças pequenas faz-se necessário o diálogo entre instituições educativas e profissionais de ensino e interação entre práticas de educação infantil e ensino fundamental, considerando o valor atribuído ao brincar e ao letramento social em nossa sociedade contemporânea.

Publicado
Abr 18, 2018
##submission.howToCite##
QUEIROZ, Norma Lucia Neris; PULINO, Lucia Helena Cavasin Zabotto. Da educação infantil ao ensino fundamental: construindo um processo de transição compartilhada. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 63-71, abr. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/383>. Acesso em: 25 maio 2018.